POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: UM FOCO NA FORMAÇÃO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM METEOROLOGIA DO CEFET/RJ (2000-2009).

Autores

  • Daniel Martins Neiva Filho CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA - CEFET/RJ
  • Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos Bastos Vasconcellos CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA (UNISUAM)/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local
  • Rodrigo Otávio Lopes de Souza Otávio Lopes CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA (UNISUAM)/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, Formação Técnica, Meteorologia

Resumo

A educação profissional tem um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer nação. Ao longo das últimas décadas, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem contribuído para o desenvolvimento econômico do Brasil, sendo responsável pelo aprimoramento ou formação de muitos trabalhadores. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo avaliar o papel das políticas públicas em educação, como forma de incentivar a formação profissional técnica de nível médio no Brasil, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB/96) e normatizações subsequentes, com foco para a formação técnica em Meteorologia, em especial a realizada pelo Curso Técnico de Meteorologia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). A metodologia aplicada envolveu uma pesquisa documental e, posteriormente, um levantamento quantitativo dos alunos que ingressaram no curso a partir do ano 2000 e, que se formaram técnicos em Meteorologia, no período de 2000 a 2009. A pesquisa concluiu que em média, no período 2005 a 2008, houve um aumento de aproximadamente 200% na quantidade de formados, quando comparado ao teto mínimo do período 2000-2009.

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Biografia do Autor

Daniel Martins Neiva Filho, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA - CEFET/RJ

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Especialização em Meteorologia Aeronáutica pelo Instituto de Proteção ao Vôo (Comanndo da Aeronáutica); Tenente Coronel da Reserva Remunerada na Especialidade de Meteorologia e Professor da Coordenação de Meteorologia (COMET), nas Cadeiras Meteorologia Aeronáutica, Meteorologia Marinha e Meteorologia Física, no CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA - CEFET/RJ

Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos Bastos Vasconcellos, CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA (UNISUAM)/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local

Pós-Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra – Portugal, Doutor em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ, Professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local da UNISUAM.

Rodrigo Otávio Lopes de Souza Otávio Lopes, CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA (UNISUAM)/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local

Pós-Doutorado em Química pelo Institut dês Recherches sur La Catalyse et L’Environnent de Lyon - IRCELyon/ França, Doutor em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e Professor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local da UNISUAM.

Referências

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Publicado

13/01/2016

Como Citar

Neiva Filho, D. M., Vasconcellos, C. A. B. de V. B., & Lopes, R. O. L. de S. O. (2016). POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA: UM FOCO NA FORMAÇÃO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM METEOROLOGIA DO CEFET/RJ (2000-2009). HOLOS, 8, 304–313. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2609

Edição

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ARTIGOS

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