TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E COVID-19 NO CONTEXTO EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.11668

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação, COVID-19, Revisão Sistemática.

Resumo

Devido à pandemia por COVID-19, a educação aderiu abruptamente às Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC) como uma forma de retornar às aulas. O objetivo deste trabalho é analisar como as TDIC foram utilizadas durante a pandemia. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para identificar artigos sobre a temática. Foram selecionados 36 artigos relacionados ao objetivo da pesquisa. Nos resultados, há predominância de estudos qualitativos e empíricos sobre TDIC e abordam sobre os impactos da transição do ensino presencial para o ensino remoto, os desafios e as possibilidades quanto o uso das mesmas na educação. Sobre a origem, a maioria dos estudos é da China e Indonésia. Sobre o público, destacam-se estudos com estudantes universitários. Conclui-se que o uso das TDIC na educação se configurou majoritariamente como um desafio. Professores e estudantes não utilizavam as TDIC com maior intensidade para o ensino e aprendizagem antes da pandemia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suzy Kamylla de Oliveira Menezes, IFAL UFAL

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas/ UFAL; Professora de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiade de Alagoas/ IFAL (Brasil). Mestrado em Informática/ UFAL. Graduação em Ciência da Computação e Psicologia/ UFAL. E-mail: suzy.kamylla@gmail.com

Mario Diego Ferreira dos Santos, UFAL

Mestrado em Informática pela Universidade Federal de Alagoas/ UFAL; Especialista em Engenharia de Software pelo CESMAC; Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas/ UNCISAL. E-mail: mdfs@ic.ufal.br

Referências

Baade, J. H., Gabiec, C. E., Carneiro, F. K., Micheluzz, S. C. P., & Meyer, P. A. R. (2020). Professores da educação básica no Brasil em tempos de Covid-19. Holos, 36(5), 1-17. https://doi.org/10.15628/holos.2020.10910

Brooks, S. K., Webster, R. K., Smith, L. E., Woodland, L., Wessely, S., Greenberg, N., & Rubin, G. J. (2020). The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence, The Lancet, 395 (102227), 912-920. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Costa, S. R. S., Duqueviz, B. C., & Pedroza, R. L. S. (2015). Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Psicologia Escolar e Educacional, 19(3), 603-610. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193912

Jesus, A. M.; Silveira, I. F.; & Palanch, W. B. L. (2019). Desenvolvimento do Pensamento Computacional por Meio da Colaboração: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(2), 69-90. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2019.27.02.69

Liang, T. (2020). Zhejiang University School of Medicine. Handbook of COVID-19: prevention and treatment. Paris: Unesco. Disponível: http://www.zju.edu.cn/english/2020/0323/c19573a1987520/page.htm. [Acesso 10 Nov. 2020].

Peloso, R. M., Ferruzzi, F., Mori, A. A., Camacho, D. P., Franzin, L. C. S., Teston, A. P. M., & Freitas, K. M. S. (2020). Notes from the Field: Concerns of Health-Related Higher Education Students in Brazil Pertaining to Distance Learning During the Coronavirus Pandemic. Evaluation & the Health Professions, 43(3), 201–203. https://doi.org/10.1177/0163278720939302

Rahali, K., Abidli, Z., Khohmimidi, A., Elhamzaoui, M., Seghiri, R., Jabari, K., Aouane, E., & Chaouch, A. (2020). Ibn Tofail’s University students’ satisfaction evaluation towards distance learning and its impacts on the students’ mental health during the Covid 19 Confinement. Bangladesh Journal of Medical Science, 19, S 51-S 57. https://doi.org/10.3329/bjms.v19i0.48166

Rodrigues, A. (2020). Ensino remoto na educação superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. Horizontes. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/ensino-remoto-na-educacao-superior/. [Acesso 20 Out. 2020]

Downloads

Publicado

15/06/2021

Como Citar

Menezes, S. K. de O., & Santos, M. D. F. dos. (2021). TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E COVID-19 NO CONTEXTO EDUCACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. HOLOS, 1, 1–18. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11668

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.