JUSTIÇA RESTAURATIVA NAS ESCOLAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA EXTENSÃO

Karízia Gabriela Leite Cavalcante, Rafaella Caldas Leonardo Oliveira, Tamara de Freitas Ferreira, Ramon Rebouças Nolasco de Oliveira

Resumo


RESUMO: Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar como tem sido feita a disseminação da Justiça Restaurativa em algumas escolas estaduais situadas no município de Mossoró/RN, por meio das ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão “Centro de Mediação e Práticas Restaurativas” da UFERSA, bem como trazer um breve relato sobre o que traz consigo esse novo modelo de resolução de conflito. Temos o intuito de levar a sensibilização, em um primeiro momento, das instituições de ensino, para virem a adotar essas técnicas de restauração de vínculos, gerando resultados como a aproximação da vítima e do ofensor, prezando a não estigmatização dos seus papéis, além de empoderar a comunidade e por consequência seus sujeitos. Concluímos que as práticas restaurativas são vivências pedagógicas e disciplinares adequadas ao contexto escolar, visando a construção de uma cultura de paz.


Palavras-chave


Justiça Restaurativa; Escolas; Extensão universitária.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15628/dialogos.2018.6799

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