COMERCIALIZAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR DE SERRARIA-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialogos.2018.6787

Palavras-chave:

mercado, campesinato, rural.

Resumo

A agricultura familiar no Brasil é responsável por parte considerável da produção de alimentos com foco no autoconsumo e posterior comercialização do excedente. O Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é responsável pelas orientações da produção agrícola desde o plantio até a comercialização. Este artigo analisa as ações da EMATER-PB na organização da produção para comercialização junto aos agricultores entre 2013-2016. A ação da extensão rural foi determinante nos bons resultados alcançados pela Feira da Agricultores Familiar de Serraria-PB, todavia no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) não houve avanços motivado pela baixa produção agrícola dos últimos anos e pelas dificuldades da gestão central na operacionalização do programa.  

Biografia do Autor

Gustavo José Barbosa, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba

Mestre em Ciências Agrárias (Agroecologia)  Extensionista Rural I da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (EMATER-PB)

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Publicado

11/09/2018

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