Estudo de Acessibilidade em Monumentos de Valor Histórico em Mariana, Minas Gerais

Autores

  • Maria Angélica Vieira Pinto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Congonhas

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialogos.2018.6752

Palavras-chave:

Acessibilidade, Monumentos Históricos, Turismo

Resumo

O projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido no IFMG Campus Congonhas é “Proposta de estudo de mobilidade urbana em monumentos de valor histórico e cultural na cidade de Congonhas, Minas Gerais” que pretende estudar a acessibilidade das cidades históricas de Ouro Preto, Congonhas e Mariana para adquirir conhecimentos sobre a problemática de acesso de pessoas de baixa mobilidade e aplicar lições aprendidas no desenvolvimento de uma proposta de soluções de acessibilidade aos monumentos históricos de Congonhas-MG.

A metodologia utilizada é a realização de visitas técnicas às cidades envolvidas com registro fotográfico de campo, tabulação de dados e estudo de soluções para cada caso.

 

Biografia do Autor

Maria Angélica Vieira Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Congonhas

Professora do Dpartamento de Edificações do IFMG - Campus Congonhas

Referências

CADTEC09. Mobilidade e Acessibilidade Urbana em Centros Históricos. Organização de Sandra Bernardes Ribeiro. Brasília: IPHAN 2014. (Cadernos Técnicos; 9). 120 p.

FERREIRA, O. L.. Patrimônio Cultural e Acessibilidade. As Intervenções do Programa Monumenta, de 2000 a 2005. Tese de doutorado. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação. PPG/FAU. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília. 321 p.

Downloads

Publicado

11/09/2018

Edição

Seção

Artigos Completos