LAZER E QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: PERSPECTIVA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialogos.2015.3925Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Terceira idade, Promoção da saúdeResumo
O projeto Lazer e qualidade de vida na terceira idade: perspectiva de promoção da saúde, desenvolvido no Campus Natal - Cidade Alta, destaca como objetivo promover atividades de lazer com caráter lúdico, proporcionando qualidade de vida aos idosos para que o envelhecimento não seja um período de perdas, podendo ser considerado um período de novas experiências. Para melhor desenvolvimento do projeto, utilizamos a metodologia colaborativa com atividades diversificadas sendo ministradas três vezes por semana. Como resultado inicial, pode-se destacar: 1) em relação às vivências em grupo, percebemos a dificuldade de cada um, mas também as vitórias conquistadas a cada dia; 2) melhores relações de afeto; 3) o olhar atento; 4) a alegria em estarem fazendo atividades com pessoas que, com todas as dificuldades, estão ali em busca de mudar seu dia, sorrir, brincar, viver intensamente.
Referências
BENEDETTI, T.R.B. Atividade Física: uma perspectiva de promoção de saúde do idoso no município de Florianópolis. 2004. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis: Universidade Federal de Santa
Catarina, 2004.
CARDOSO, M. Parques colocam idosos para malhar. 18 mar. 2009. Disponível em : Acesso em: 22 mar. 2009, 00:32:12
DAVIM, R. M. B. et al. Estudo de idosos institucionalizados no município de Natal/RN: Características socioeconômicas e de saúde. Revista Latinoamericana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 3, p. 518-24, maio/jun. 2004.
FERRIGNO, J. C. Co-educação entre gerações. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: SESC, 2003.
GEREZ, A V; MIRANDA, M L J; CAMARA, F M; VELARDI, M. A Prática Pedagógica e a Organização Didática dos Conteúdos de Educação Física para Idosos no Projeto Sênior para a Vida Ativa da
USJT: uma experiência rumo à autonomia. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Vol. 28, n. 2, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
No ato da submissão do artigo, o(s) autor(es) transfere(m) os direitos autorais ao periódico. Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Revista Diálogos da Extensão.