NÃO EXISTE IDADE PARA APRENDER: INCLUSÃO DIGITAL E LETRAMENTO DE IDOSOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialogos.2015.3921Palavras-chave:
Inclusão digital, idosos, vulnerabilidade socialResumo
Por entender que o domínio das novas tecnologias da comunicação e da informação, a capacidade de ler e interpretar textos e dominar os conhecimentos matemáticos mais utilizados no dia a dia são de fundamental importância para a inserção do idoso nas mais variadas dimensões da vida em sociedade, esse projeto busca promover a inclusão digital e o letramento em Matemática e em leitura de idosos em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, procura desenvolver ações voltadas para a formação dos idosos para a utilização da informática em atividades do cotidiano, aliadas ao uso de sites, softwares e jogos educativos que contribuam para a elevação dos níveis de letramento em Matemática e leitura. Desse modo, este projeto está contribuindo para a inclusão digital dos idosos selecionados, para a consolidação de saberes mínimos necessários a uma participação crítica e ativa nas diversas atividades em que essas pessoas estão inseridas e, consequentemente, para a consolidação da sua cidadania.Referências
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 11. ed. Trad. Roneide Venâncio Majer. A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 1, São Paulo: Paz e Terra, 2008.
DOWBOR, L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
GOULART, Denise. Inclusão digital na terceira idade: a virtualidade como objeto e reencantamento da aprendizagem. 2007. 219 p.
Dissertação (Mestrado), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
No ato da submissão do artigo, o(s) autor(es) transfere(m) os direitos autorais ao periódico. Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Revista Diálogos da Extensão.