Educar para o patrimônio cultural: valorização e apropriação do centro histórico natalense

Autores

  • Andrea Virgínia Freire Costa IFRN
  • Patricia Daliany Araújo do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialogos.2015.3910

Palavras-chave:

centro histórico, preservação, formação

Resumo

Esse artigo apresenta a experiência da realização do Projeto de Extensão Educando para o Patrimônio Cultural (2012/13), focando sua relevância, os impactos educacionais e sociais e a contribuição para a formação dos discentes participantes. O projeto teve como objetivo realizar uma ação de educação patrimonial no centro histórico de Natal/RN com os moradores da cidade, tendo como atividades principais a capacitação de alunos do IFRN - Campus Natal Cidade Alta e a realização de oficinas de educação patrimonial e visitas no centro histórico, tendo como embasamento teórico os princípios da educação patrimonial e comunicação interpretativa. Acredita-se que foram gerados resultados positivos na sociedade, com a formação de agentes multiplicadores sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, a divulgação e valorização do centro histórico natalense e o desenvolvimento dos sentimentos de apropriação, afetividade e pertencimento, além de promover novos desdobramentos.

Biografia do Autor

Andrea Virgínia Freire Costa, IFRN

IFRN - Campus Natal Cidade alta

Referências

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Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

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