Educar para o patrimônio cultural: valorização e apropriação do centro histórico natalense
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialogos.2015.3910Palavras-chave:
centro histórico, preservação, formaçãoResumo
Esse artigo apresenta a experiência da realização do Projeto de Extensão Educando para o Patrimônio Cultural (2012/13), focando sua relevância, os impactos educacionais e sociais e a contribuição para a formação dos discentes participantes. O projeto teve como objetivo realizar uma ação de educação patrimonial no centro histórico de Natal/RN com os moradores da cidade, tendo como atividades principais a capacitação de alunos do IFRN - Campus Natal Cidade Alta e a realização de oficinas de educação patrimonial e visitas no centro histórico, tendo como embasamento teórico os princípios da educação patrimonial e comunicação interpretativa. Acredita-se que foram gerados resultados positivos na sociedade, com a formação de agentes multiplicadores sobre a importância da preservação do patrimônio cultural, a divulgação e valorização do centro histórico natalense e o desenvolvimento dos sentimentos de apropriação, afetividade e pertencimento, além de promover novos desdobramentos.
Referências
COSTA, Flávia Roberta. Turismo e patrimônio cultural: interpretação e qualificação. São Paulo: Editora SENAC, 2009.
FLORÊNCIO, Sônia Regina Rampim. Educação Patrimonial: um processo de mediação. In: TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012. p. 22-29.
VELOSO, M. et al. Crônica de uma morte anunciada: Arquitetura moderna em Natal x Copa de 2014. In: Seminário Docomomo Norte Nordeste, 3, 2010. Anais.... João Pessoa: UFPB, 2010. Disponível em: <http://www.docomomonortenordeste.com.br/ artigos/TC_SEC2_7.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2012.