Núcleo de Línguas do IFRN Campus Mossoró NUPEL / MO
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialogos.2015.3905Palavras-chave:
Núcleo de línguas, projeto, cursosResumo
Em agosto do ano de 2009, criava-se, mediante projeto apresentado à Direção da então UNED Mossoró, as primeiras duas turmas de um curso de línguas estrangeiras para alunos da Unidade. O curso era fruto de um projeto chamado Núcleo de Línguas da UNED Mossoró, que posteriormente passou a se chamar Núcleo de Línguas do IFRN-Campus Mossoró – NUPEL. Apesar de apoiar e incentivar as atividades de pesquisa, a promoção de cursos e ações para as comunidades interna e externa tornaram-se o grande foco do NUPEL/MO. Atualmente, são matriculados, em média, 500 alunos a cada semestre nos cursos de Inglês, Espanhol e Espanhol Especial Sênior. Além disso, os exames de proficiência em Inglês e Espanhol, que têm como público-alvo acadêmicos que necessitam comprovar proficiência em leitura e compreensão de textos, atendem a centenas de candidatos nos exames ofertados. Em números atuais, anualmente são atendidas mais de 1300 pessoas
por meio das ações do Núcleo de Línguas. O que, apesar de já ser algo significativo, é apenas parte do que se pretende alcançar.
Referências
BRASIL. MEC Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Línguas Estrangeiras/Secretaria de Educação Fundamental. Brasilia: MEC/SEF, 1997.
BROWN, H. D. Principles of language and learning and teaching. 4th ed. Longman: San Francisco, 2000a.
BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. 2nd ed. Longman: San Francisco, 2000b.
LARSEN-FREEMAN, Diane. Techniques and Principles in language teaching. Oxford: Oxford University Press. 1986.
LEFFA, Vilson J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.
RICHARDS, Jack C. and RODGERS, Theodore S. Approaches and Methods in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press. 1989.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
No ato da submissão do artigo, o(s) autor(es) transfere(m) os direitos autorais ao periódico. Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Revista Diálogos da Extensão.