SHOW DA QUÍMICA: RELATO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialogos.2015.3904

Palavras-chave:

Show da Química, Experimentos Químicos, Conhecimento científico.

Resumo

A escola pública sofre com o desestímulo dos componentes principais do processo
de ensino–aprendizagem: o professor e os alunos. Na formação dos professores,
em geral, existe uma carência e/ou deficiência, notadamente, na área de ciências
da natureza. Dessa forma, a necessidade de mecanismos que resgatem a qualidade
do ensino nas escolas públicas é iminente. Neste contexto, o IFRN – Campus
Santa Cruz pode desempenhar um papel importante, buscando desenvolver o
conhecimento de Química na região do Trairi através de projetos de extensão
como o Show da Química, no qual se busca promover atividades que ofereçam
condições para promover a difusão e popularização da ciência usando como
ferramenta amostras experimentais itinerantes nas escolas públicas e também por
meio do desenvolvimento de um site de divulgação do referido Projeto. Objetivase,
assim, neste artigo, relatar, em linhas gerais, como foi desenvolvido o projeto
de extensão denominado Show da Química.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Cunha dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE

Formado em Licenciatura em Química (UFRN), Especialização em Psicopedagogia(UNP) e Mestrado em Química Inorgânica (UFRN)

Referências

BALZAR, Newton C. e Sobrinho, José D. (Org.) Avaliação Institucional: teoria e experiências. SP: Cortez, 1995.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica

- Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC: SEMTEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais, ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio: documento básico, 2002. Brasília, DF 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria

de Educação Básica, Coleção explorando o ensino; vol. 4 e 5, Brasília, MEC, SEB, 2006.

CLELLAN A. L.Mc. Guia do Professor para Química - Uma Ciência Experimental, Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.

MALDANER, Otávio A. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Revista Química Nova, São Paulo, v.22, n.2, mar/abr. 1999, p. 289-292.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2002.

SEVERINO, Antônio J. A produção do conhecimento na universidade: ensino, pesquisa e extensão. In: Educação & Linguagem. Ano 7 nº 10: 2004.

Downloads

Publicado

29/12/2015

Edição

Seção

Artigos Completos