LABORATÓRIO DE PRÁTICAS ARTISTICAS E CORPORAIS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA A COMUNIDADE DO MATO GRANDE/RN

Autores

  • Maria Elizabete Sobral Paiva de Aquino IFRN
  • Carolina Chaves Gomes UFRN
  • Thulho Cesar Santos Siqueira IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialogos.2015.3876

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, corpo, movimento

Resumo

As novas perspectivas educacionais apontam para a construção de um ser humano pleno e múltiplo em suas possibilidades. Nesse sentido, as mais recentes perspectivas da Educação Musical (FRANÇA e SWANWICK, 2002), da Educação Física (NÓBREGA, 2005) e do Teatro (BARBA, 2009) tem buscado sensibilizar o corpo, o movimento e suas sonoridades como elementos indispensáveis para formação do cidadão, partindo de vivências corporais. Esse projeto se caracterizou por priorizar uma metodologia interdisciplinar entre o Teatro, a música e a Educação Física abrangendo o alunado do IFRN, campus João Câmara, além de ampliar sua atuação pela comunidade do Mato Grande/RN. Em 3 encontros semanais com 2 horas de duração no período de 4 meses, o laboratório justificou a sua atuação pela discussão de textos, vivências corporais, apreciação de produções artísticas, criação, participação e apresentação em eventos artísticos, culturais e esportivos. Desse modo, acredita-se auxiliar os sujeitos a se constituírem de forma integral, conhecendo e refletindo sobre seu próprio corpo e as relações com outros corpos.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, corpo, movimento.

Biografia do Autor

Maria Elizabete Sobral Paiva de Aquino, IFRN

Professora de Educação Fisica IFRN/SPP,Mestra em educação (PPGED/UFRN), Doutoranda em educação (PPGED/UFRN).

Carolina Chaves Gomes, UFRN

Professora da Escola de Musica da UFRN, Mestra em música - Educação musical pela UFPB, Doutoranda em musica, educação musical pela UFPB.

Thulho Cesar Santos Siqueira, IFRN

Professor de Arte (Teatro) do IFRN/CM. Mestre em Letras (UERN), Doutorando em Educação (PPGED - UFRN).

Referências

BARBA, Eugênio. A canoa de Papel. Tratado de Antropologia Teatral. 2ed. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2009.

BARBOSA, A. M. e COUTINHO R. (org.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Unesp, 2008.

BERTHERAT, Therese. BERNSTEIN, Carol. O corpo tem suas razões. Tradução de Estela dos Santos Abreu. – 19ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corporeidade e Educação Fisica: do corpo-objeto ao corpo sujeito. Natal, RN: EDUFRN Editora da UFRN, 2005.

SOARES, Carmen Lucia (org.). Corpo e História. Campinas/SP: Autores associados, 2001.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Paulista, 1991

Downloads

Publicado

2015-12-29

Edição

Seção

Artigos Completos