MATRÍCULA DOS NOVOS ALUNOS 2024.1

Sejam todos bem-vindos ao polo 10 do Mestrado Nacional Em Ensino de Física. Devido a questões burocráticas, o período de matrícula de vocês será iniciado oficialmente na próxima segunda-feira, dia 05 de fevereiro, e se estenderá até a quarta-feira, dia 07 de fevereiro.

Solicito que releiam atentamente o tópico 7 do edital nacional, relativo ao processo de matrícula, cujos pontos mais importantes transcrevo a seguir:

7.1 Os candidatos selecionados para ingresso no MNPEF deverão realizar a matrícula no Polo do curso em que foi classificado, apresentando:

i - os originais do diploma ou do certificado de conclusão do curso de graduação;
ii - comprovante de que está em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências no ensino fundamental.

7.3 As matrículas de novos alunos do Programa somente serão confirmadas após preenchimento obrigatório de seus registros na Plataforma de Educação Básica da CAPES (plataforma Freire), acessada pelo seguinte endereço eletrônico: https://eb.capes.gov.br/. Um manual de preenchimento pode ser baixado aqui.

7.4 O cadastro, preenchimento completo e aceite do termo de adesão são obrigatórios para todos os discentes matriculados nos Mestrados Profissionais.

7.5 Os candidatos ficam cientes que os dados apresentados e homologados pelas coordenações estarão sujeitos a auditorias por parte dos órgãos de controle federais, tanto relacionados à educação quanto ao controle de finanças e orçamento.

Conforme o que consta no edital, para realizar a matrícula os senhores devem APRESENTAR OS ORIGINAIS DOS DOCUMENTOS referidos no item 7.1 do edital. Portanto, precisam comparecer pessoalmente, ou por intermédio de um representante, para a apresentação dos documentos e de uma cópia de cada um deles. Os senhores devem também realizar o preenchimento dos registros solicitados no item 7.3.

A respeito do comprovante de atuação profissional, é necessário que conste a informação que o aluno ESTÁ ATUANDO NO ENSINO DE FÍSICA EM NÍVEL MÉDIO OU DE CIÊNCIAS DA NATUREZA EM NÍVEL FUNDAMENTAL. A não apresentação desse documento implicará na exclusão do aluno do processo de matrícula.

Agende, via telegram ou e-mail, a hora da sua matrícula comigo. Estarei disponível nos dias 05 e 06 de fevereiro das 07h30min às 15h40min. No dia 07, estarei disponível das 11h às 15h40min. Caso nenhum destes horários se adequem às suas necessidades, solicito que enviem mensagem para tentarmos acordar um outro horário.

Por questões de praticidade, solicito a todos que instalem o telegram em seus celulares.

Segue também um manual para o preenchimento da plataforma Freire. Qualquer dúvida, mandem e-mail para mnpef@ifrn.edu.br ou falem comigo pelo telegram, @EdemersonMorais.

Prof. Dr. Edemerson Solano Batista de Morais
coordenador MNPEF - POLO 10, IFRN.