Entendendo anomalia e classificação geoquímica dos elementos

Entendendo Anomalia

Cada elemento tem sua abundância relativa na crosta terreste considerada como Normal, a qual aumenta consideravelmente se considerarmos a sua quantidade na rocha em que naturalmente esse elemento ocorre. Para que o teor de um elemento seja considerado anômalo ele deve ter quantidades, NO MÍNIMO, superior ao seu teor nas rochas em que ele ocorre naturalmente.

Por ser ANÔMALO, não significa que tal concentração seja suficiente para que o Depósito Mineral possa ser explorado economicamente. Muito estudo terá que ser realizado até se chegar a esta conclusão. A anomalia, por si só, apenas aciona o sinal de alerta (veja mais adiante).

A abundância dos elementos químicos na crosta terrestre está listada ao lado. O teor considerado normal do elemento é denominado de CLARQUE. Aquelas rochas que naturalmente possuem teor alto de determinado elemento é denominada de Metallotecte. A título de exemplo, o escanito é o metalotecte da scheelita, pegmatito da tantalita, granito da cassiterita, laterita de nÃquel etc. Isso não quer dizer que essas rochas não possam ser metallotecte de outros elementos quí-micos e nem que o único metallotecte desses elementos químico são as rochas citdas. A seguir listamos alguns metallotectes e as ASSOCIAÇÕES GEOQUÍMICAS que podem ocorrer nesses metallotectes.

 

Classificação geoquímica dos elementos

Siderófilos (afinidade pelo Fe), Calcófilos (afinidade pelo S), Litófilos (afinidade pela Si), Atmófilos (afinidade pelo oxigênio e presente na natureza na forma gasosa).

Essa relação de afinidade entre os elementos químicos possibilita a pesquisa de minerais mais raros. Assim, a Pesquisa Mineral enfoca o elemento mais abundante em Associação Geoquímica com aquele mais raro ou de dispersão mais restrita. Este é o elemento farejador (pathfinder) – ver na tabela abaixo relação de alguns elementos farejadores.

This entry was posted in Definições Básicas. Bookmark the permalink.

2 Responses to Entendendo anomalia e classificação geoquímica dos elementos

  1. Elaine says:

    Anomalia e uma coisa muito seria eu vi um video de um bebe com anomalia ele tem uma cabeça de sapo e um corpo de bebe isso aconteceu fora do brasil . Beijos . Elaine

  2. Elaine says:

    Anomalia e uma coisa muito seria . Elaine

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>