REESCREVENDO O ROTEIRO EM 3 ATOS: POR UM ENSINO DIALÓGICO DE TEATRO

Autores

  • ILDISNEI MEDEIROS SILVA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal (FACEN). Centro de Educação Integrada (CEI).

DOI:

https://doi.org/10.15628/rp.2019.8718

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo problematizar a cena como possibilidade de leitura do mundo, a partir do distanciamento e estranhamento da(s) realidade(s), entendendo-a como “ficção reveladora” e espaço de construção de possibilidades de intervenção na realidade. Estabelecemos nesta escrita uma relação entre o pensamento freireanode uma educação para emancipação e a arte, e em defesa do que denominamos um Ensino Dialógico de Teatro, a partir dos referenciais teórico-metodológicos trabalhados no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN) e no Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC/DEART/UFRN), apresentando uma proposta de trabalho para a educação básica no que diz respeito ao ensino de Teatro.

Biografia do Autor

ILDISNEI MEDEIROS SILVA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal (FACEN). Centro de Educação Integrada (CEI).

Doutor em Educação, Construção das Ciências e Práticas Educativas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd da UFRN (2016 - 2018). Mestre em Pedagogias da Cena: Corpo e Processos de Criação pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas - PPGARC da UFRN (2014 - 2015). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Potiguar - UnP (2013 - 2014), Licenciado em História pela UnP (2009 - 2012). Graduado em Teatro pela UFRN (2011 - 2015), e Graduando em Pedagogia (2016 -) pela UNINTER - Centro Universitário Internacional. Tem experiência na área de Educação, História - com ênfase em Ensino de História e História da(s) Arte)s), Artes - com ênfase nas Artes Cênicas e áreas correlatas -, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, construção das ciências, práticas pedagógicas, cenografia (cenários, sonoplastia, figurino, maquiagem, iluminação e tecnologias cênicas) e representação. Pesquisador-Colaborador do Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena (CENOTEC), Departamento de Artes da UFRN. Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Educativas em Movimento (GEPEM/UFRN). 

Downloads

Publicado

02/08/2019

Como Citar

SILVA, I. M. (2019). REESCREVENDO O ROTEIRO EM 3 ATOS: POR UM ENSINO DIALÓGICO DE TEATRO. Per.Form[ar], 1(1), 5–19. https://doi.org/10.15628/rp.2019.8718

Edição

Seção

Artigos