Editorial

Autores

  • Gerson Gomes do Nascimento IFRN
  • Malco Jeiel de Oliveira Alexandre IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2019.9361

Resumo

Nesta edição da Geoconexões, o primeiro artigo intitulado ABORDAGENS DO BIOMA CERRADO, NO LIVRO DIDÁTICO: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL MARTINS BORGES NO MUNICÍPIO DE PIRES DO RIO – GO de autoria de Paulo Jean e Odelfa Rosa tem como objetivo principal discutir como tem se construído o contexto na relação dos alunos de uma escola da rede pública com as informações sobre os grandes biomas. No caso em questão, o Bioma do Cerrado, e como ele está sendo representado nos conteúdos do livro didático adotado, entendendo, ainda, a relação que o professor promove para uma possível preservação e as ações que levam os alunos a formarem opinião em relação às formas respeitosas sobre o meio ambiente. No Segundo, intitulado CONCEITOSCHAVE, LEGISLAÇÕES E NORMAS AMBIENTAIS FUNDAMENTAIS PARA A COMPREENSÃO DAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS E AMBIENTAIS DA INSTALAÇÃO DE PARQUES EÓLICOS dos autores Oziel de Medeiros Pontes e Pedro Vieira de Azevedo discute-se conceitos-chave, legislações e normas ambientais fundamentais visando a compreensão das consequências socioeconômicas e ambientais dos parques eólicos em comunidades locais. Por se tratar de um artigo de revisão de literatura, baseia-se no levantamento da narrativa de literatura em torno desse arcabouço conceitual, jurídico e legislativo. No terceiro, ANÁLISE DOS CONFLITOS DE USO DO SOLO NA MICROBACIA DO RIO GUAJIRU MEDIANTE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS SENTINEL-2 dos autores M. B. Rocha e J. R. Souza, apresenta-se os resultados da análise dos conflitos de uso do solo na microbacia do Rio Guajiru utilizando imagens Sentinel-2, dados de campo e o software ArcMap na versão 10.5. No último artigo, VISÃO DOS BANHISTAS E COMERCIANTES SOBRE O CENÁRIO AMBIENTAL DA PRAIA DE PONTA NEGRA, NATAL-RN dos mesmos autores do artigo 3, se apresenta a visão dos banhistas e comerciantes sobre o cenário ambiental da praia de Ponta Negra na cidade de Natal – RN na atualidade.

Biografia do Autor

Gerson Gomes do Nascimento, IFRN

Licenciado (1996) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Especialista em Geografia do Nordeste (1997/8) pela UFRN. Mestre em Geografia Urbana pela UFRN (2003); Doutor em Ciências Sociais pela UFRN (2011). Professor Efetivo do IFRN (Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), onde leciona nos cursos Técnico-Integrado e no Curso Superior de Geografia desta Instituição, ministrando as disciplinas Geografia Urbana e Geografia dos Serviços. Membro das Base de Pesquisas NUPEG do IFRN (Núcleo de Pesquisas e Estudos em Geografia) e Espaço e Poder da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Downloads

Publicado

03-01-2020

Como Citar

NASCIMENTO, Gerson Gomes do; DE OLIVEIRA ALEXANDRE, Malco Jeiel. Editorial. Geoconexões, [S. l.], v. 2, p. 4, 2020. DOI: 10.15628/geoconexoes.2019.9361. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/9361. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL