RIBEIRA: UM ESTUDO GEOHISTÓRICO DO BAIRRO DA ZONA LESTE DE NATAL-RN

Autores

  • Gerson Gomes do Nascimento IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2015.3690

Palavras-chave:

Cidade. Ribeira. Serviços.

Resumo

Este trabalho fez um estudo geohistórico da atual situação do bairro da Ribeira na Zona Leste de Natal-RN. Os procedimentos metodológicos aplicados foram bibliografia relacionada à temática abordada, trabalho in locus, aplicação de formulários com comerciantes do bairro com questões abertas bem como interpretação qualitativa dos dados. Concluímos que estes enfrentam vários problemas tais como: falta de segurança e estacionamento, perda de consumidores, falta de investimento em infraestrutura. Constatamos ainda que dentre as alternativas para revitalizar o bairro os comerciantes destacaram, a reestruturação de antigos prédios comerciais, a continuação e finalização de seu projeto de revitalização, estacionamento para os consumidores e mais segurança para os que li residem, trabalham e/ou consomem.

Biografia do Autor

Gerson Gomes do Nascimento, IFRN

Licenciado (1996) em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Especialista em Geografia do Nordeste (1997/8) pela UFRN. Mestre em Geografia Urbana pela UFRN (2003); Doutor em Ciências Sociais pela UFRN (2011). Professor Efetivo do IFRN (Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), onde leciona nos cursos Técnico-Integrado e no Curso Superior de Geografia desta Instituição, ministrando as disciplinas Geografia Urbana e Geografia dos Serviços. Membro das Base de Pesquisas NUPEG do IFRN (Núcleo de Pesquisas e Estudos em Geografia) e Espaço e Poder da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Referências

CASCUDO, L. C. História da cidade de Natal. 3. ed. Natal: IHG, 1999.

COSTA, A. A. Impactos socioespaciais do crescimento urbano em Natal-RN: um estudo do processo de verticalização. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Geociências, Rio de Janeiro, 2000.

LOPES JÚNIOR, E. A construção social da cidade do prazer: Natal. Natal: EDFURN, 2000.

OLIVEIRA, G. P. De cidade a cidade: o processo de modernização de Natal (1889/1913). Natal: EDFURN, 2000.

ONOFRE JÚNIOR, M. Breviário da cidade do Natal. Natal: Coleções Edições, 1979.

PINTO, L. Natal que eu vi crescer. Natal: Imprensa Universitária, 1971.

SECRETARIA ESPECIAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO - SEMURB. Conheça melhor a nossa cidade. Natal: Prefeitura do Natal, 2003. 1 CD-ROM.

SOUZA, Itamar de. Nova História de Natal. 2. Ed. Ver. Atual. Natal (RN). Departamento Estadual de Imprensa, 2008.

Downloads

Publicado

17-11-2015

Como Citar

NASCIMENTO, Gerson Gomes do. RIBEIRA: UM ESTUDO GEOHISTÓRICO DO BAIRRO DA ZONA LESTE DE NATAL-RN. Geoconexões, [S. l.], v. 2, p. 27–37, 2015. DOI: 10.15628/geoconexoes.2015.3690. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/3690. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS