Edições anteriores

  • ÉTICA E EDUCAÇÃO
    v. 2 n. 5 (2017)

  • v. 2 n. 3 (2016)

    Neste segundo volume de 2016 a Dialektiké publica quatro artigos, uma tradução e uma resenha. Olhar a Ciranda segundo as vivências do método fenomenológico de Merleau Ponty; mergulhar nas dificuldades do Ensino de Filosofia, a partir de Bachelard, em um curso de ensino médio com foco na formação técnica; seguir Jacques Rancière em sua proposta de redefinição do modo de identificação da arte que domina a nossa época; pensar aproximações e convergências entre David Hume e Carnap; tratar a questão do princípio da ação para os estoicos através da tradução de um texto de Epicteto para a lingua portuguesa e refletir sobre a corporeidade e educação física; são práticas filosóficas que constituem as motivações desta publicação.
  • v. 1 n. 3 (2016)

    A Revista Dialektiké, através deste primeiro volume de 2016, estabelece uma importante parceria com um dos mais relevantes grupos do Brasil que se dedica a pensar a questão do marxismo enquanto ação transformadora e crítica dos fenômenos do cotidiano acadêmico, educacional, político e econômico que coexistem e integram o social.

  • v. 3 n. 2 (2015)

    A Equipe Editorial da Dialektiké – Revista de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte tem a alegria de anunciar a publicação do terceiro volume do ano de 2015. Nosso projeto editorial, aberto a reflexões interdisciplinares que lançam mão do instrumental teórico da Filosofia para analisar o real, materializa esta abertura de modo bastante singular nesta nova publicação, que marca o fim do segundo ano de existência do periódico. O presente número é composto por textos de estudantes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, oriundos de diversas áreas, tais como a Educação, as Artes Visuais, a Dança, a Educação Física, a História, a Antropologia e a Filosofia. Em todos, o pensamento filosófico se cruza com os referidos domínios de pesquisa, dilatando a compreensão dos fenômenos estudados.

  • v. 2 n. 2 (2015)

    O atual volume traz à tona uma análise sobre o estoicismo de Epicteto, uma crítica a ciência em diálogo com diferentes pensadores, a teoria crítica em Žižek, a noção de uma corporalidade em Walter Benjamin, a relação de Schleiermacher com a formação do movimento romântico na Alemanha, uma releitura da condenação de Galileu e, por fim, um olhar sobre a dialética da história segundo Hannah Arendt. Desse modo, a reflexão exigida em nossos artigos promove um exercício filosófico que se entrelaça em um contínuo repensar da vida em geral e de atividades que envolvem o ensino, pesquisa e extensão inerentes às vivências pedagógicas dos Institutos Federais do Brasil, principalmente do IFRN. 

  • v. 1 n. 2 (2015)

    Dossiê franco-brasileiro organizado por Bernard Andrieu (Universidade Paris Descartes) e por Terezinha Petrucia da Nóbrega (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Dossier franco-brésilien dirigé par Bernard Andrieu (Université Paris Descartes) et Terezinha Petrucia da Nóbrega (Université Fédérale du Rio Grande do Norte).

  • v. 1 n. 1 (2014)

    Após quase um ano de idealização e várias tentativas de construção temos a honra de publicar a edição inicial da primeira Revista de Filosofia de um Instituto Federal do Nordeste do Brasil. Agora é hora de apreciar todos os textos, inclusive a própria pesquisa de vocês. Assim, agradecemos sua contribuição preciosa, zelo, paciência e por acreditar em nossa proposta pioneira. 

    ISSN: 2359-1323