EDITORIAL 2017 V1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2017.7268

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Prezado leitor, amante das discussões de cunho filosófico, é com imensa satisfação que percebemos que a revista Dialektiké conseguiu galgar, em pouquíssimo tempo de existência, um espaço de respeito na divulgação das pesquisas acadêmicas na área de filosofia e afins no Brasil e no mundo. Nesses poucos mais de três anos de existência do periódico já é perceptível o alcance do universo de leitores pelos mais distintos sítios que se tem notícia.

Outrossim, mas não sem demonstrar a devida deferência a todos os nossos leitores, é importante mencionar o esforço de todos os abnegados pesquisadores que dedicaram seu precioso tempo e trabalho na submissão de pesquisas inéditas à Dialektiké. Nesse sentido, em função desse esforço, a revista conseguiu emergir como um meio que tem se sobressaído na divulgação da Filosofia nos seus mais diversos campos possíveis. Isso, por si só, mostra que existe espaço para a reflexão pura no mundo contemporâneo. Ainda que a percepção imediata nos faça chegar a conclusões precipitadas de que a celeridade da vida cotidiana é um fim em si mesmo, não dando margem à vida contemplativa, as intuições filosóficas são inequívocas em seu próprio subsistir. Demonstrando prima facieque se ainda existem pesquisas, meio de divulgação e leitores, mesmo com todos os périplos enfrentados, ainda é possível filosofar.

Nessa toada, essa nova edição presenteia os leitores com trabalhos que vislumbram o papel que a filosofia, enquanto disciplina, desempenha na educação escolar, uma tradução para o português, bem como um artigo de divulgação filosófica.

Assim, tratando em específico dos trabalhos publicados é preciso dizer da importância de um relato de experiência, fundamentado em A Náuseade Sartre, o qual aponta para a reflexão como uma atividade lúdica no Ensino Médio. Ademais, um outro texto demonstra o quão importante é a educação em direitos humanos na formação do cidadão moderno. Por outro lado, o leitor poderá empreender uma viagem ao movimento do Realismo Especulativo com a filosofia orientada a objetos de Graham Harman. Conjuntamente a todos os outros trabalhos conseguimos trazer pela primeira vez para a língua portuguesa a tradução da obra de 1983, de Gilbert Simondon, três perspectivas para uma reflexão sobre a ética e a técnica.

Por fim, gostaríamos mais uma vez de demonstrar nossas estimas e apreço a todos os pesquisadores que gentilmente tem colaborado com a Dialektiké, nos atrevendo a desafiar nossos queridos leitores para mais essa viagem filosófica.

Alexandre Medeiros de Araújo

Jorge dos Santos Lima

Luiz Roberto Alves dos Santos

 

Equipe Editorial

 

 

Biografia do Autor

Luiz Roberto Santos, IFRN

PROFESSOR DE FILOSOFIA DO CAMPUS NATAL - ZONA NORTE - IFRN

Alexandre Medeiros Araújo, IFRN

PROFESSOR DE FILOSOFIA DO IFRN - CAMPUS SÃO PAULO DO POTENGI

Jorge Santos Lima, IFRN

PROFESSOR DE FILOSOFIA DO IFRN - CAMPUS CEARÁ MIRIM

Downloads

Publicado

02/05/2018

Edição

Seção

Editorial