Do corpo como res extensa de Descartes ao corpo próprio de Merleau-Ponty

Autores

  • JOSE ROBERTO GOMES UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPB

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2017.5559

Palavras-chave:

Corpo. Fenômeno. Percepção.

Resumo

Este artigo pretende apresentar o percurso que Merleau-Ponty desenvolveu para mostrar a compreensão do corpo como sendo aquele que experimenta sua própria existência e tem consciência de que está no mundo; consciência não como ideia, mas como vivência para o próprio sujeito. O corpo é considerado em sua totalidade. Nosso ponto de partida é a filosofia de Descartes, que diferencia coisa pensante, res cogitans, e coisa material, res extensa. A crítica que Merleau-Ponty faz em relação a Descartes não tem a finalidade de desprezar a ciência e as contribuições de Descartes, mas antes de compreender os limites do mundo objetivo. O objetivo reencontrar no mundo da experiência a relação que constitui o meio de acesso à facticidade do corpo. A noção de corpo próprio em Merleau-Ponty advém fenomenologia, cuja noção de um fenômeno e a noção de experiência coincidem. O corpo é uma dimensão da nossa existência, vivido como uma unidade aberta, inacabada. Desse modo, há uma diferença entre Descartes e Merleau-Ponty, pois enquanto Descartes colocava o corpo como substância Merleau-Ponty o coloca como fenômeno; assim o corpo deixa de ser uma coisa extensa para ser um fenômeno vivido, um fenômeno perceptivo. 

Biografia do Autor

JOSE ROBERTO GOMES, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Doutorado em andamento em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn); Mestre em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn); Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências, Letras de Cajazeiras, FAFIC. Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA, Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPB

. Líder do grupo de Filosofia da Percepção

Referências

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. O distante-próximo e o próximo-distante: Corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.

DESCARTES, Rene. Discurso do Método, Objeções e respostas, As paixões da alma, Meditações, Objeções e respostas. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Jr. São Paulo: Abril Cultural, 1996.

_________________. Cartas a Elizabeth. Disponível em: <http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=501&idC=71728#> Acesso em 19/09/2014 às 10:10hs.

DIAS, Isabel Matos. Elogio do sensível: corpo e reflexão em Merleau-Ponty. Litoral: Lisboa, 1989.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução: Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petróplis, RJ: Vozes, 2005. Vol. 1.

HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do espírito. 4. ed. Trad. P. Meneses. Petrópolis (RJ): Vozes, 2007.

HUSSERL, Edmund. A ideia da fenomenologia. Rio de Janeiro: Edições 70, 2000.

_________________. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma fenomenologia filosófica. São Paulo: Ideias e Letras, 2006.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva. 2003.

________________________. Fenomenologia da Percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estudos de Psicologia 2008, 13(2), 141-148. Acervo disponível em: Acesso em 23 de novembro de 2015 às 23:16.

____________________________. Merleau-Ponty: o corpo como obra de arte e a inexatidão da verdade. Cronos, Natal-RN, v. 9, n. 2, p. 393-403, jul./dez. 2008.

Downloads

Publicado

20/03/2018

Edição

Seção

Artigos