SER NO MUNDO, MUNDO VIVIDO E CORPO PRÓPRIO SEGUNDO MERLEAU-PONTY

Autores

  • Denis de Souza Azevedo UFPB
  • Iraquitan de Oliveira Caminha UFPB

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2015.3009

Palavras-chave:

Ser no mundo, Mundo Vivido, Corpo próprio, Merleau-Ponty

Resumo

Abordaremos, neste artigo, a conexão entre ser no mundo e mundo vivido, tendo como foco de nossa investigação o sentido de corpo próprio para Merleau-Ponty. Em outros termos, o que iremos expor aqui é o modo como o sujeito está situado no mundo pelo corpo e pelas suas ações intencionais. Destacaremos a noção de perspectiva como experiência fundante da percepção do corpo que “vê” e “se vê” ao mesmo tempo. Nesse sentido, o corpo, por sua vez, não pode ser reduzido a um mero objeto de estudo a ciência positiva. Tal corpo é, ao mesmo tempo, tocante e tocado, que sente e é sentido. Ele é, neste emaranhado de passividades e atitudes, uma mescla de afetar e ser afetado. Pois, de um só golpe, nosso corpo é coisa e sujeito. Sendo assim, a nossa visão perspectivista sobre algo é de tal modo que conseguimos ultrapassá-lo por meio dos movimentos intencionais que nos possibilita considerar o objeto a partir de certos ângulos e com infinitas possibilidades de aparições.

Biografia do Autor

Iraquitan de Oliveira Caminha, UFPB

Graduado em Educação Físicapela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Defendeu tese sobre o problema da percepção na filosofia de Merleau-Ponty. Atualmente, é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Físicada Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Líder do grupo de pesquisa LAISTHESIS – Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do grupo de estudos de FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO. Membro do Laboratório de Psicopatologia do EPSI – LABORE e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Educação do EPSI – NEPPE. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Educação, Psicanálise e Filosofia. Contato: iraqui@uol.com.br ou caminhairaquitan@gmail.com

Referências

BARBARAS, Renaud. Investigações fenomenológicas: em direção a uma fenomenologia da vida. Paraná: Editora UFPR, 2011.

DE VIGNEMONT, Frédérique. Bodily Awareness. In: The Stanford Encyclopedia of Philosophy. 2011. Edward N. Zalta (ed.). Disponível em: <http://plato.stanford.edu/archives/fall2011/entries/bodily-awareness/>. Último acesso: 21/04/2015.

FERRAZ, Marcus Sacrini Ayres. O transcendental e o existente em Merleau-Ponty. São Paulo: Associação Editorial Humanitas: FAPESP, 2006.

JASPERS, Karl. Psicopatologia Geral. Primeiro Volume. Tradução de Dr. Samuel Penna Aarão Reis. Rio de Janeiro: Atheneu, 1973.

MAZZÙ, Antonino. Syntaxe motrice et stylistique corporelle: réflexions à propos du schematisme corporel chez le premier Merleau-Ponty. Revue Philosophique de Louvain. Tomo 99. nº 1, 2001, p. 46-72.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 4ª edição. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. (Biblioteca do pensamento moderno).

______ . A Prosa do Mundo. Edição e prefácio de Claude Lefort e tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naify, 2012. (Cosac Naify Portátil).

______. O Olho e o Espírito, O. Traduções de Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. Prefácio de Claude Lefort e posfácio de Alberto Tassinari. São Paulo: Cosac Naify, 2013. (Cosac Naify Portátil).

REYNOLDS, Jack. Existencialismo. Tradução de Caesar Souza. Rio de Janeiro: Vozes, 2013. (Pensamento Moderno).

Downloads

Publicado

26/06/2015

Edição

Seção

Dossiê