A CRIANÇA E O VIAJANTE: ALEGORIAS DA CORPORALIDADE MODERNA EM WALTER BENJAMIN

Autores

  • Priscilla Stuart da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2015.2848

Palavras-chave:

Criança, Viajante, Corporalidade, Walter Benjamin

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a noção de uma corporalidade em Walter Benjamin. Pensamos que os ensaios Infância berlinense: 1900 e Diário de Moscou, ao transcenderem os gêneros literários da “autobiografia” e dos “diários de viagem”, conduzem-nos a reflexões que nos mostram o lugar do corpo na formação da subjetividade. Para mostrar como isso sucede, abordamos a figura da criança e do viajante como emblemáticas da modernidade.

 

Biografia do Autor

Priscilla Stuart da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestre em Educação (UFSC) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Filosofia da Educação, também pela UFSC. Contato: priscillastuart.di@gmail.com

Referências

BASSANI, Jaison José. Corpo, educação e reificação: Theodor W. Adorno e a crítica da cultura e da técnica. 2008. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação. Programa de Pós-graduação em Educação, Florianópolis, 200

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2012.

______. Imagens de pensamento. Trad. João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

______. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2010.

______. Reflexões sobre a infância, o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2009.

BRETON, David Le. Antropologia do corpo e modernidade. Tradução de Fábio dos Santos Creder Lopes. Petrópolis: Vozes, 2011.

BUCK-MORSS, Susan. Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das passagens. Trad. Ana Luiza Andrade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

COSTA, Jurandir F. Notas sobre a cultura somática. In: ______. O vestígio e a aura: corpo e consumismo na moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer. In: ______. Obras completas volume 14. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, Theodor W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

HORKHEIMER, M. Eclipse da razão. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Centauro, 2000

MOMM, Caroline M. Entre memória e história: estudos sobre a infância em Walter Benjamin. 2006. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2006.

MURICY, Kátia. Alegorias da dialética: imagem e pensamento em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2009.

SCHOLEM, Gershom. Walter Benjamin: a história de uma amizade. Tradução de Geraldo Gerson de Souza et al. São Paulo: Perspectiva, 2008.

OTTE, Georg. Natureza e história em Walter Benjamin. Revista Literatura e autoritarismo – dossiê Walter Benjamin e a literatura brasileira. Dossiê nº 5. Disponível em: http://w3.ufsm.br/grpesqla/revista/dossie05/art_08.php. Acesso em: 09 jul. 2013.

PROUST, Marcel. A prisioneira. Trad. de Manuel Bandeira. São Paulo: Globo, 2011.

ROUANET, Sergio Paulo. Édipo e o Anjo: itinerários freudianos em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2008.

SELIGMANN-SILVA, M. Leituras de Walter Benjamin. São Paulo: Annablume, 1999.

WENDERS, Wim. A lógica das imagens. Trad. Maria Alexandra A. Lopes. Lisboa: Edições 70, 1990.

ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

11/10/2015

Edição

Seção

Artigos