AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO À LUZ DA QUESTÃO DA TÉCNICA EM HEIDEGGER

Autores

  • Adão Caron Cambraia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Paulo Evaldo Fensterseifer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2014.2565

Resumo

O artigo apresenta alguns aspectos acerca da questão da técnica em Heidegger e faz um exercício de aproximação com as tecnologias digitais na educação. Essa reflexão objetiva fazer uma atualização do pensamento do filósofo, que demonstra uma crescente necessidade de domínio e usos sem reflexão da tecnologia na vida e nas escolas. Foi elaborado a partir de Heidegger e Arendt e da pesquisa bibliográfica de autores como: Shery Turkle, Giovanni Sartori e Francisco Rudiger. Apontamos para a necessidade de questionar a técnica para chegarmos a essência da técnica e construirmos um caminho de liberdade do pensamento, ou seja, uma outra relação com esse fenômeno.

Biografia do Autor

Adão Caron Cambraia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutorado em Ciências nas Educação e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Paulo Evaldo Fensterseifer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí

Doutor em Educação pela UNICAMP, professor do programa de Pós Graduação em Educação nas Ciências (Mestrado e Doutorado); Professor do Departamento de Humanidades e Educação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. 

Downloads

Publicado

16/11/2014

Edição

Seção

Artigos