AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO À LUZ DA QUESTÃO DA TÉCNICA EM HEIDEGGER

Adão Caron Cambraia, Paulo Evaldo Fensterseifer

Resumo


O artigo apresenta alguns aspectos acerca da questão da técnica em Heidegger e faz um exercício de aproximação com as tecnologias digitais na educação. Essa reflexão objetiva fazer uma atualização do pensamento do filósofo, que demonstra uma crescente necessidade de domínio e usos sem reflexão da tecnologia na vida e nas escolas. Foi elaborado a partir de Heidegger e Arendt e da pesquisa bibliográfica de autores como: Shery Turkle, Giovanni Sartori e Francisco Rudiger. Apontamos para a necessidade de questionar a técnica para chegarmos a essência da técnica e construirmos um caminho de liberdade do pensamento, ou seja, uma outra relação com esse fenômeno.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15628/dialektike.2014.2565

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



Direitos autorais 2015 Dialektiké