TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DAS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES AOS INSTITUTOS FEDERAIS E OS DESAFIOS DO ENSINO VERTICALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9769

Palavras-chave:

Verticalização, Trabalho docente, Níveis de ensino.

Resumo

A criação da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica em nosso país parte de inúmeras transformações históricas, educacionais, sociais desencadeando modificações na maneira de pensar e executar as políticas públicas educacionais no campo da educação profissional acarretando consequências à atividade docente. Os Institutos Federais são parte integrante dessa rede tem entre suas características a verticalização, onde os docentes se defrontam com um universo de diferentes níveis e modalidades atuando desde a educação básica a pós-graduação. Dessa forma, o estudo tem por objetivo apresentar uma evolução histórica da Educação Profissional no Brasil e os desafios enfrentados pelos docentes em sua atuação no âmbito da verticalização no Instituto Federal do Acre - Campus Cruzeiro do Sul. Os procedimentos utilizados na investigação incluíram pesquisa bibliográfica e documental e como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionário semiestruturado. Os estudos sobre essa temática indicam que o trabalho docente no contexto verticalizado traz implicações uma vez que o docente atende a diversas áreas tanto de conhecimento quanto de níveis de ensino, fragilizando e causando a intensificação do trabalho docente.

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Publicado

23/06/2020

Como Citar

SILVA, Francislene Rosas da; SILVA, Ronegildo de Souza; AZÊVEDO, Hellen Sandra Freires da Silva; AZEVEDO, José Marlo Araújo de. TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DAS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES AOS INSTITUTOS FEDERAIS E OS DESAFIOS DO ENSINO VERTICALIZADO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e9769, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.9769. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9769. Acesso em: 18 abr. 2024.

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