A ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.8761

Palavras-chave:

Educação. Matemática. Robótica.

Resumo

O emprego de recursos tecnológicos em sala de aula pressupõe o caminho inverso de suas concepções. Oriundos de avanços científicos que se propagam dos bancos escolares e universitários para fora dos muros dessas instituições, encontrando espaço cada vez maior em um mundo que se constitui de tecnologias, agora são estas que se voltam às instituições de ensino, fomentando práticas educativas que visam facilitar os processos que permeiam a educação. O presente artigo apresenta análise de uma Oficina de Robótica em uma escola pública, atividade de extensão da disciplina de Matemática, que objetiva integrar conhecimentos teóricos multidisciplinares à prática da criação de robôs e, por consequência, despertar nos discentes o interesse pelas ciências envolvidas nesse processo. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é avaliar, através de uma abordagem qualitativa de um estudo de caso, a repercussão que a oficina de robótica tem assumido no processo de ensino e aprendizagem dos alunos participantes. Como resultado, é possível identificar que os participantes da oficina têm apresentado avanços na assimilação de conteúdos relacionados à Matemática, assumindo postura diferenciada em relação àqueles que não participam da mesma atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcele Homrich Ravasio, Instituto Federal Farroupilha

Docente de Psicologia. Mestre em Educação. Doutora em Educação - Ufrgs. Pós-Doutora em Educação - Unijuí. Docente do ProfEPT.

Referências

BARROS, R. P., et al. CardBot: Tecnologias assistivas para imersão de deficientes visuais na robótica educacional. In: Workshop de Robótica Educacional, 5, 2014. São Carlos. Anais... São Carlos: Editora Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. p. 11-16.

GONÇALVES, L. M. G.; AROCA, R. V. História do WRE. In: Workshop de Robótica Educacional, 5, 2014. São Carlos. Anais... São Carlos: Editora Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. p. 7-9.

LIBARDONI, G. C. Oficina de Robótica no Ensino Médio como metodologia de construção de conhecimentos de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Porto Alegre: UFRGS, 2018 ( Tese de Doutorado)

MARQUES, M. O. A Educação no limiar do terceiro milênio, exigente de outro paradigma. Revista Contexto e Educação. n. 59. p 113-128. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1235. Acesso em 27/02/2018.

MONEREO, C. C. C, et al. Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Armed, 2010.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. 2 ed. São Paulo: E.P.U., 2015.

POZO, J. I. Aprendizes e Mestres: A Nova Cultura da Aprendizagem. Porto Alegre: Alianza Editorial, 1999.

SCHONS, C.; PRIMAZ, É.; WIRTH, G. A. P. Introdução a Robótica na Instituição Escolar para alunos de Ensino Fundamental da disciplina de Língua Espanhola através das novas tecnologias de aprendizagem. Florianópolis: PUCRS, 2008.

SILVA, M. Sala de aula interativa. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

Downloads

Publicado

04/01/2021

Como Citar

KUNZLER, Odair José; RAVASIO, Marcele Homrich; NONENMACHER, Sandra Bazana; CHAVES, Taniamara Vizzotto. A ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e8761, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.8761. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8761. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.