ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL E O ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8568

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Ensino Médio Integral e Integrado, Currículo integrado, Educação profissional.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ribeirão das Neves e o Ensino Médio Integral Integrado de Minas Gerais. Para alcançarmos o objetivo traçado neste estudo, realizamos revisão bibliográfica acerca do tema e análise documental, utilizando para o tratamento dos dados, a análise por categorias proposta por Bardin (2002). Os documentos analisados foram: o Documento Orientador do Projeto Pedagógico para escolas Pólo de Educação Múltipla/ POLEM, que ofertam Ensino Médio Integral e Integrado/2018 da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais; e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio /2017 do Instituto Federal de Minas Gerais/Ribeirão das Neves. As categorias analisadas foram: Finalidade e Concepção do Ensino Médio Integral/Integrado; as formas de oferta do curso e ingresso; carga horária e currículo integrado.Através deste estudo, pode-se concluir que o Ensino Médio Integrado do IFMG de Ribeirão das Neves propõe a integração da formação geral e formação profissional. OEnsino Médio Integral e Integrado de Minas Gerais propõe a integração dos componentes da Base Nacional Comum (formação básica) com a parte Flexível do Currículo, com a possibilidade de um curso técnico profissionalizante.As duas propostas têm aspectos distintos, mas enfatizam uma formação humana integral e a adoção de um currículo integrado.

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Referências

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Publicado

11/08/2019

Como Citar

WANZELER, Gisele Oliveira Ribeiro; PRATES, Admilson Eustáquio. ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL E O ENSINO MÉDIO INTEGRAL E INTEGRADO DE MINAS GERAIS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 16, p. e8568, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.8568. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8568. Acesso em: 28 mar. 2024.

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