Pesquisa e extensão no Instituto Federal Catarinense: Uma investigação sobre as problemáticas e uma revisão de posturas da gestão institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.8252

Palavras-chave:

Pesquisa, Extensão, Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal

Resumo

Os Institutos Federais possuem, como parte de sua institucionalidade, um modelo de Educação que integra ensino, pesquisa e extensão ainda no Ensino Médio, como parte da Educação Profissional voltada à formação integral dos indivíduos. A partir disso, este trabalho foi motivado pela percepção, em um dos Campi do Instituto Federal Catarinense (IFC), de que pesquisa e extensão estavam pouco vinculadas à sociedade e eram pouco realizadas. Assim, este trabalho apresenta uma visão dos desafios para a realização de pesquisa e extensão no IFC, uma tentativa de entendê-los e propõe soluções a estes, do ponto de vista de coordenadores de projetos e gestores de pesquisa e extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlon Cordeiro Domenech, Instituto Federal Catarinense

Mestre em Computação Aplicada - Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área de Informática - Hardware e Redes - Instituto Federal Catarinense - Campus Fraiburgo

Vanderlei Cristiano Juraski, Instituto Federal Catarinense

Mestre em História - Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área de História - Instituto Federal Catarinense - Campus Fraiburgo

Marcelo Volpatto Marques, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Química - Técnico de Laboratório/Química - Instituto Federal Catarinense - Campus Fraiburgo

Viviane Menes Da Silva, Instituto Federal Catarinense

Discente do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense, Campus Fraiburgo

Ana Luíza Pozzobom, Instituto Federal Catarinense

Discente do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Catarinense, Campus Fraiburgo

Referências

FRAIBURGO, Câmara Municipal de. Projeto de Lei Nº 2589/2019 é aprovado na Câmara. 2019. Disponível em: <https://www.camarafraiburgo.sc.gov.br/camara/conteudo/noticias/Noticias/1/2019/845>. Acesso em: 10 out. 2019.

FREITAS JUNIOR, Vanderlei; CARVALHO, Wenis Vargas de. Os desafios para a consolidação da pesquisa aplicada no Instituto Federal Catarinense: uma análise do câmpus avançado Sombrio. Metodologias e Aprendizado, v. 2, n. 2, p. 63, 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/1339. Acesso em: 30 jun. 2020.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Edital nº 040/2017 – DG/IFC – Campus Fraiburgo, de 11 de dezembro de 2017: Apresentação de projetos integrados de pesquisa e extensão e seleção de estudantes do ensino médio técnico como bolsistas do Instituto Federal Catarinense. - Campus Fraiburgo. Disponível em: <http://editais.fraiburgo.ifc.edu.br/?p=1064>. Acesso em: 18 dez. 2018.

MARQUES, Maristela Beck; VIEIRA, Josimar de Aparecido. Indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão na prática profissional do ensino médio integrado à educação profissional. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, v. 7, n. 1, p. 187, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ScientiaTec/article/view/4131. Acesso em: 06 jun. 2020.

Downloads

Publicado

16/06/2021

Como Citar

DOMENECH, Marlon Cordeiro; JURASKI, Vanderlei Cristiano; MARQUES, Marcelo Volpatto; DA SILVA, Viviane Menes; POZZOBOM, Ana Luíza. Pesquisa e extensão no Instituto Federal Catarinense: Uma investigação sobre as problemáticas e uma revisão de posturas da gestão institucional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e8252, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.8252. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8252. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.