SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. – 2. ed. rev. e ampl. – Campinas, SP: Autores Associados, 2017.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.8218

Palavras-chave:

Dermeval Saviani, Sistema Nacional de Educação, Plano Nacional de Educação, Políticas Educacionais, Educação pública no Brasil.

Resumo

Na resenha, objetiva-seapresentar, refletir e tecer uma narrativado livro “Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas”,uma retrospectiva da ideia e do conceito de sistema e do plano nacional de educação. Surgiu na década de 1930, pelos Pioneiros da Educação Nova, pelo Manifesto de 1932, na constituição de 1934. Entre os anos 1960 e 1990, na LDB 4.024/61 ea ditadura militar (1964-1985), silenciando o tema, voltou na Constituição de 1988. Na década de 1990, no plano decenal educação para todos, em 1993, e no governo FHC, na LDB9.394/96 e o PNE (2001-2010), que fora vetado, quanto ao financiamento. No governo Lula, o projeto de 2010, e no governo Dilma-Temer, pela transformação do projeto de 2010 no PNE (2014-2024), e, dos retrocessos causados pelo golpe de 2016 e da PEC 95/2016. O livro é uma leitura indispensável aos educadores do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciano Francisco dos Santos, Secretaria Estadual de Educação -- SEEC/RN.

Mestrando do Progrma de Pós-graduação em Educação Profissional - IFRN; Especialista em Ensino de Matemática no Médio-IFRN, e em UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido --UFERSA. É Licenciado em Ciências - Habilitação em Matemática pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy-IFESP (2014); Cursa Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL. Professor Efetivo de Matemática do Estado do RN. Possui experiências na área de Educação Profissional com ênfase em Ensino Médio Técnico Integrado e em Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática e em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Oficinas Práticas de Matemática, Laboratório de Ensino de Matemática, História da Matemática, História da Educação, Geometria, Função do 1º e 2º Grau(s), Experiências Informais com a Matemática, Saber Matemático, Construção da Identidade, Escrita de Si, Memorial de Formação e Memória Docente.

Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Concluiu Licenciatura em Pedagogia (2003), Mestrado (2005) e Doutorado em Ciências da Educação (2008), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atualmente desenvolve experiência acadêmica no Curso de Bacharelado em Jornalismo (UFRN). Possui habilitação Lato Sensu para atuar como Psicopedagoga Clínica e Institucional (2007). Atua profissionalmente com imersão em ensino-pesquisa-extensão por meio do trabalho docente que desenvolve na oferta de Educação Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É Docente do Programa de Pós-Graduação Acadêmica do IFRN/PPGEP; bem como, é Docente no Mestrado Profissional em Ensino de Física do IFRN/MNPEF. No âmbito das atividades de ensino com pesquisa, atuou como Coordenadora Institucional do Programa Pibid/IFRN, experiência em que acompanhou práxis docentes, orientou pesquisa-ação e realizou pesquisas sobre Formação inicial e continuada de Professores, apoiada pela agência de fomento CAPES, no período de 2013 até 2018. Atualmente, ainda com o apoio da agência de fomento CAPES, é Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica/IFRN. No concernente a prática da Extensão, Coordena o Projeto ?Capital Cultural e Práxis do IFRN?, desde 2017. É membro do Grupo de Pesquisa vinculado ao CNPQ "Escola Contemporânea e Olhar Sociológico (ECOS)" realizando investigação no campo das ciências da educação junto a linha de pesquisa "Sociologia educacional e ação pedagógica", na UFRN. No Jornalismo, é responsável pelo diálogo sobre os conceitos do Campo da Educação com a sociedade local do Rio Grande do Norte por meio dos respectivos veículos: Jornal eletrônico Potiguar Notícias, TV digital PNTV e da rádio 87 FM de Natal. Os trabalhos acadêmicos realçam a produção de conhecimento dos seguintes objetos: Formação de Professores, Educação Profissional, Educação Superior, Processos cognitivos, Educação Escolar e Não-Escolar (espaços de educação social e midiáticos) e Teorias da Aprendizagem.

Referências

SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. – 2. ed. rev. e ampl. – Campinas, SP: Autores Associados, 2017.

Downloads

Publicado

19/04/2019

Como Citar

SANTOS, Luciano Francisco dos; TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento. SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. – 2. ed. rev. e ampl. – Campinas, SP: Autores Associados, 2017. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 16, p. e8218, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.8218. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8218. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

RESENHAS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.