BOOK TRAILERS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA DO IFPE – CAMPUS OLINDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8083

Palavras-chave:

Book trailer. Sujeito-leitor. Leitura. Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral investigar como a criação de book trailers, por discentes do Curso Técnico de Computação Gráfica do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Olinda, pode contribuir para o estímulo à leitura em uma perspectiva de formação profissional e tecnológica. Metodologicamente a pesquisa dividiu-se em: bibliográfica, documental e pesquisa de campo no IFPE – Campus Olinda. Em relação à natureza, é de cunho exploratório, qualitativo e propositivo, utilizando como estratégia de pesquisa a pesquisa-ação. Quanto à técnica de análise e discussões dos dados, foi utilizada a abordagem interpretativa. Ao final, de acordo com os achados teóricos e empíricos, comprovou-se que o book trailer é uma ferramenta lúdica, emotiva e inovadora, no qual pode estimular o interesse, a curiosidade e o hábito da leitura para o sujeito-leitor.

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Biografia do Autor

Lucas Rodrigo Santos de Almeida, Centro Universitário Joaquim Nabuco.

Professor do Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Pernambuco - Campus Olinda (2019), Especialista em Docência do Ensino Superior, pelo Centro Universitário Joaquim Nabuco e Graduado em Administração (2019), pela Faculdade Joaquim Nabuco (2016).

Eugênia de Paula Benício Cordeiro, Instituto Federal de Pernambuco

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1988). mestrado (2004) e doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco, atuando nos cursos tecnológicos, principalmente nas áreas de relações interpessoais e metodologia da pesquisa. Participa como professora do mestrado em rede oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) - IFPE Campus Olinda e como colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Desenvolve pesquisas em Educação voltadas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de valores. Adota uma perspectiva multidimensional e integral do ser humano. Áreas de estudo: formação humana, espiritualidade e educação, habilidades socioemocionais e de valores, o cuidado de si, aspectos psicológicos da filosofia oriental.

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Publicado

06/08/2020

Como Citar

ALMEIDA, Lucas Rodrigo Santos de; CORDEIRO, Eugênia de Paula Benício. BOOK TRAILERS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA DO IFPE – CAMPUS OLINDA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e8083, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8083. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8083. Acesso em: 24 abr. 2024.

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