A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO: UM ENFOQUE NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM EM UNIVERSIDADE FEDERAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7330

Resumo

O presente estudo tem por objetivo discutir a formação profissional do engenheiro a partir da experiência em um curso de engenharia em uma Universidade Federal brasileira. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa, consistindo na análise da utilização de Metodologias Ativas em duas disciplinas do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Itajubá, Campus de Itabira. Os resultados indicaram que os discentes são favoráveis e demandam a utilização dessas metodologias. O estudo conclui que a experiência no curso de engenharia da Universidade é relevante para a formação profissional do engenheiro, porém as instituições brasileiras ainda não se adequaram totalmente às novas demandas das políticas educacionais, o que exige uma readequação nos currículos de engenharia e seus Projetos Políticos Pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

BERBEL, N. A. N.; GAMBOA, S. A. S. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Revista Filosofia e Educação on-line, Campinas, v. 3, n. 2, p. 264-287, 2012.

BOGHI, C. et al. Metodologia ativa: um estudo de pesquisa-ação na disciplina de termodinâmica em um curso de engenharia. Tecnologia Educacional, v. 214, p. 70-82, 2016.

CARMO, E. F. et al. Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular. Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 95, n. 240, p. 304-327, 2014.

CARMO, E. F., et al. Discutindo as políticas públicas de acesso ao ensino superior. Revista Educação, v.10, n.1, 17-28, 2015.

GORGES, S.; PASSOS, A. P. P.; WOLLINGER, H. Competências do administrador: um estudo com acadêmicos do curso de administração no contexto da aprendizagem ativa. Research, Society and Development, v. 7, n. 1, p. 1-27, e471120, 2018.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

PONCIANO, T. M.; GOMES, F. C. V.; MORAIS, I. C. Metodologia ativa na engenharia: verificação da ABP em uma disciplina de engenharia de produção e um modelo passo a passo. Princípia, n. 34, p. 32-39, 2017.

REZENDE JÚNIOR, R. A. et al. Aplicabilidade de metodologias ativas em cursos de graduação em engenharia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 41, 2013, Gramado. Anais... Gramado: Cobenge, 2013.

ROHAN, U. et al. A formação do engenheiro civil inovador brasileiro frente aos desafios da tecnologia, do mercado, da inovação e da sustentabilidade. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 12., 2016, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CNEG, 2016.

SANTOS, J. B.; SHITSUKA, R.; TEIXEIRA, R. L. P. A construção do raciocínio lógico-dedutivo para alunos dos cursos de engenharia metalúrgica. Maestria (Sete Lagoas), v. 12, n. 1, p. 99-117, 2014.

STROHSCHOEN, A. A. G. et al. Mestrados para a Formação de Docentes: um locus de (re) construção e de aprendizagem. Research, Society and Development, v. 7, n. 8, p. 01-17, e378324, 2018.

TEIXEIRA, R. L. P. A escola cidadã: a avaliação formativa como formativa como ferramenta transformadora para uma escola cidadã. Maestria (S. Lagoas), v. 11, n. 1, p. 135-146, 2014.

TEIXEIRA, R. L. P. TEIXEIRA, C. H. S. B. Um modelo de Construção do conhecimento através da prática investigativa de corrosão. Research, Society and Development, v. 4, n. 1, p. 38-44, 2017.

UNIFEI. PPC do curso de Engenharia de Materiais da UNIFEI, Campus de Itabira. Itabira: DAI, 2018.

Downloads

Publicado

25/11/2018

Como Citar

TEIXEIRA, Ricardo Luiz Perez; TEIXEIRA, Cynthia Helena Soares Bouças; BRITO, Max Leandro de Araújo. A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO: UM ENFOQUE NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM EM UNIVERSIDADE FEDERAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e7330, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.7330. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7330. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS