ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA INTEGRADA: UMA ABORDAGEM PARA OS PROJETOS INTEGRADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2018.7251

Palavras-chave:

Educação Integrada, Ensino de Ciências, Interdisciplinar, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Resumo

O Ensino de Ciências, apesar de ter relevante importância para a formação educacional do estudante, encontra resistência e dificuldade de aprendizagem devido à algumas práticas que se apresentam fragmentadas, conceituais e descontextualizadas. A Educação Integrada, no entanto, permite estratégias metodológicas que visam superar essas barreiras, buscando a resolução de problemas e promovendo práticas interdisciplinares. O trabalho tem como objetivo discutir a abordagem do Ensino de Ciências por Investigação como uma possibilidade de desenho dos projetos integradores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). O estudo se baseia em uma revisão bibliográfica sobre o Ensino de Ciências por Investigação e a análise nos documentos educacionais norteadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), tais como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a Organização Didática, em que se estabelecem os princípios assumidos para a proposição e elaboração de estratégias que visem à integração curricular. Tal relação permite repensar em estratégias que valorizem o ensino em conjunto com a pesquisa científica como um princípio pedagógico e o trabalho como um princípio educativo, corroborando para promover uma educação científica crítica que auxilie os estudantes em sua formação cidadã e para o mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Leonardo Emmanuel Fernandes Carvalho, IFRN-PF

Professor EBTT de Biologia do IFRN, campus Pau dos Ferros

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em ensino da UERN, Pau dos Ferros.

Especialista em Análise Ambiental (UNIFACEX)

Graduado em Ciências Biológicas (UFRN)

Emanuel Alves Oliveira, IFRN-PF

Coordenador de Pesquisa e Inovação IFRN - Campus Pau dos FerrosPós-Doutor em Engenharia Química (Universidade de Coimbra) Doutor e mestre em Engenharia Agrícola (UFCG) Especialista em Ensino de Química (URCA) Especialista em Ciência de Alimentos(UFPEL) 
Graduado em Tecnologia de Alimentos (FATEC)
 

Ayla Cordeiro Bizerra, IFRN-PF

Docente do Curso de Licenciatura em Química - IFRN/ Campus Pau dos FerrosDocente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE (UERN/IFRN/UFERSA)Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/PF

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Publicado

28/12/2018

Como Citar

CARVALHO, Leonardo Emmanuel Fernandes; OLIVEIRA, Emanuel Alves; BIZERRA, Ayla Cordeiro. ENSINO POR INVESTIGAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA INTEGRADA: UMA ABORDAGEM PARA OS PROJETOS INTEGRADORES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 15, p. e7251, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.7251. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7251. Acesso em: 24 abr. 2024.

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