A AUTOPERCEPÇÃO COMO SUJEITO CRIATIVO DE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5478Palavras-chave:
Criatividade, Educação profissional, Conceito autoavaliativo.Resumo
Abordar e desenvolver a criatividade, ainda é um desafio porque muitas pessoas acreditam que a criatividade é um dom especial. Assim, embasado na articulação entre Neurociências e Educação, este trabalho aborda o uso da ferramenta Mapa Mental como possível colaborador no desenvolvimento da autopercepção para a potencialização do comportamento criativo. O estudo envolveu coleta de dados a partir de uma experiência prática em um curso ministrado para 16 alunos do ensino técnico de nível médio e tecnológico de nível superior do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Campus Rio Grande. Os instrumentos utilizados foram teste de Criatividade de Chaffee (2000), questionários, planilha de análise das produções escritas e planilha de observação do curso. Os resultados apontam que a maioria se autopercebe moderadamente criativo, mas que tal situação nem sempre corresponde à realidade e que novas estratégias efetivas de ensino podem auxiliar os docentes em suas ações pedagógicas na busca da otimização do desenvolvimento cognitivo de seus alunos.Downloads
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