A AUTOPERCEPÇÃO COMO SUJEITO CRIATIVO DE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5478

Palavras-chave:

Criatividade, Educação profissional, Conceito autoavaliativo.

Resumo

Abordar e desenvolver a criatividade, ainda é um desafio porque muitas pessoas acreditam que a criatividade é um dom especial. Assim, embasado na articulação entre Neurociências e Educação, este trabalho aborda o uso da ferramenta Mapa Mental como possível colaborador no desenvolvimento da autopercepção para a potencialização do comportamento criativo. O estudo envolveu coleta de dados a partir de uma experiência prática em um curso ministrado para 16 alunos do ensino técnico de nível médio e tecnológico de nível superior do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Campus Rio Grande. Os instrumentos utilizados foram teste de Criatividade de Chaffee (2000), questionários, planilha de análise das produções escritas e planilha de observação do curso. Os resultados apontam que a maioria se autopercebe moderadamente criativo, mas que tal situação nem sempre corresponde à realidade e que novas estratégias efetivas de ensino podem auxiliar os docentes em suas ações pedagógicas na busca da otimização do desenvolvimento cognitivo de seus alunos.

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Biografia do Autor

Cleiton Pons Ferreira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Departamento de Engenharia Mecânica

Área de Gestão Empresarial

Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande

Faculdade de Medicina

Ciências da Saúde

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Publicado

18/12/2017

Como Citar

FERREIRA, Cleiton Pons; CARVALHO, Fernanda Antoniolo Hammes de. A AUTOPERCEPÇÃO COMO SUJEITO CRIATIVO DE ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 13, p. 48–64, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5478. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5478. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

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