A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UMA POSSIBILIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TECNOLÓGICO PARA O MUNDO DO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.4766

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Curso Superior de Tecnologia, Mundo do Trabalho

Resumo

O propósito deste artigo é analisar a possibilidade da interdisciplinaridade no ensino aprendizagem dos cursos superiores de tecnologia como um mecanismo facilitador às exigências do mundo do trabalho. É apresentada uma revisão teórica a respeito do tema interdisciplinaridade e um aprofundamento das características dos seus níveis, assim como o levantamento da literatura sobre a formação profissional de nível tecnológico e os impactos da nova morfologia do mundo do trabalho e suas implicações na evolução da sociedade. Foi realizado um estudo de caso, onde a unidade de análise concentra-se na atuação dos professores e estudantes das disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) e sua relação com a interdisciplinaridade Através da análise de conteúdo são interpretadas as principais características, percepções e representações dos atores envolvidos sobre os níveis de interdisciplinaridade presentes no curso superior de tecnologia. Entre os resultados deste estudo, destacam-se as vantagens da interação das disciplinas do curso como o esforço conjunto de seus professores e estudantes, assim como o impacto no processo ensino aprendizagem e suas restrições frente às exigências do mundo do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Osório da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, nível 3 da classe DI - da área de Administração do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Mestre em Administração pela Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (2015); especialização em Análise de Sistemas pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul (1996) e mestrado (incompleto) em Ciência da Computação pela Uniderp/Ufrgs (1998). Possui graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior de Campo Grande (1993). Atua, desde 2011, como professor EBTT - da área de Administração, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Aquidauana. Anteriormente era lotado como professor de ensino superior, desde 1997, nas Universidades Anhaguera UNIDERP - Campus I e II (1997 a 2012); e Estácio de Sá de Campo Grande (1998 a 2000); com ampla experiência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Administração e Ciência da Computação - Análise de Sistemas, e entre diferentes cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), Técnicos e superiores em Tecnologia, Bacharelato e pós-graduação (lato sensu).

Referências

ANDRADE, R. C. Interdisciplinaridade: um novo paradigma curricular. In: A Educação na Perspectiva Construtivista: reflexões de uma equipe multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1998.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Brasília, DF, 23 de dezembro de 2002. Disponível em URL: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP032002.pdf>

_____. Leis, Decretos. Decreto n. 2.208, de 17 de abril de 1997. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, v. 135, n. 74, p. 7760-7761, 18 abr. 1997. Seção 1. Regulamenta o parágrafo 2 do art. 36 e os art. 30 a 42 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

_____. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Educação profissional : referenciais curriculares nacionais da educação profissional de nível técnico. Brasília, 2000.

DELUIZ, N. Formação do trabalhador: produtividade e cidadania. Rio de Janeiro: Ed. Shape, 1999.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. São Paulo: Loyola, 1993.

_____. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1995.

_____. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? 4. Ed. São Paulo: Loyola, 1996.

_____. Práticas interdisciplinares na escola. SP: Cortez, 1999.

FERREIRA, M. E. M. P. e FAZENDA, I. C. A. (Orient.) Interdisciplinaridade como poíesis. São Paulo, 1996.

KLEIN, J. T. Interdisciplinarity: history, theory and practice. Detroit: Wayne State University Press, 1990.

LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teóricos metodológicos. Petrópolis: Editora Vozes, 1995.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1990.

MOTA, A. E.; AMARAL, Â. S. do. Reestruturação do capital, fragmentação do trabalho e Serviço Social. In: MOTA, A. E. (Org.). A nova fábrica de consensos: ensaios sobre a reestruturação empresarial, o trabalho e as demandas ao Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2006. p. 23-44.

NAS. National Academy of Sciences. Facilitating Interdisciplinary Research. Comitte Facilitating Interdisciplinary Research, Washington: The National Academy Press, 2005.

PÁTARO, R. F.; BOVO, M. C. A interdisicplinaridade como possibilidade de diálogo e trabalho coletivo no campo da pesquisa e da educação. In: Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 4 n. 6, jan./jul. 2012.

SACRISTÁN, J. G.. Reformas educacionais: utopia, retórica e prática. In: SILVA, T. T.; GENTILI, P.(Orgs.) Escola S. A.: quem ganha e quem perde no mercado educacional do neoliberalismo. Brasília: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação/CNTE, 1996.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

VIEIRA, Luiz Henrique. Adesão e recusa na transformação da organização do trabalho docente. Dissertação de mestrado, UFMG, 2003.

Downloads

Publicado

18/12/2017

Como Citar

SILVA, Marcus Osório da. A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UMA POSSIBILIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL TECNOLÓGICO PARA O MUNDO DO TRABALHO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 13, p. 13–30, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.4766. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4766. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.