FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3551

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Profissional, Programa Especial de Formação Pedagógica.

Resumo

O trabalho trata da formação de professores por meio do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional que se diferencia dos tradicionais cursos de formação docente, requerendo reflexão sobre as práticas que estão sendo neles desenvolvidas. Analisa como egressos de um desses Programas de Formação caracterizam seu processo de formação docente, avalia em que medida ele provoca alterações nas concepções dos egressos e identifica desafios que esses se deparam no seu processo de constituição como docente. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa com análise de dados empíricos coletados através de entrevista semiestruturada realizada com dezenove egressos do Curso de Formação Pedagógica de Docentes do IFRS - Campus Sertão. Os relatos obtidos foram analisados com a interlocução dos estudos de Garcia (1999), Nóvoa (1997), Pimenta (1999), Bolzan; Isaia (2005), dentre outros. Os resultados indicam que os Programas Especiais de Formação Pedagógica de Docentes contribuem significativamente no processo de constituição da professoralidade dos professores da educação profissional, qualificando-os para a docência.

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Biografia do Autor

Marilandi Maria Mascarello Vieira, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS SERTÃO.

Mestre em Educação e Mestre em Direito. Doutoranda em Educação nas Ciências – UNIJUI. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Sertão.

Mestre e doutor em Educação. Professor e Diretor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Sertão.

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó.

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Chapecó.

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Publicado

03/03/2016

Como Citar

VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; VIEIRA, Josimar de Aparecido; PASQUALLI, Roberta. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS PROGRAMAS ESPECIAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 43–55, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3551. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3551. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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