Impactos do gerencialismo no desenvolvimento da Educação Profissional Tecnológica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10834

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Gerencialismo. Divisão social do conhecimento. Educação profissional tecnológica. Curso superior de tecnologia.

Resumo

O Curso Superior de Tecnologia (CST) foi regulado no contexto de normatização de um conjunto de políticas que visam à hegemonia em torno do projeto de vida e sociedade necessário à manutenção do sistema econômico vigente. Nossa questão de estudo é a relação entre a regulação e o desenvolvimento dos CSTs e a expansão da ideologia gerencial. O objetivo é analisar as relações entre o gerencialismo e o desenvolvimento do CST. Trata-se de pesquisa básica, com abordagem qualitativa e finalidade explicativa, a partir de fontes bibliográficas. Os resultados evidenciam a organização de um modelo de formação em nível superior que explicita a sofisticação da divisão social do conhecimento, na qual, o CST funciona como instrumento de conformação em torno da concepção de vida e sociedade gerencialista.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celia Cristina Pereira da Silva Veiga, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2013) e em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (2014). É mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2016). É doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2020). É membro associado da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). É membro do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e da Rede Universitas, que é vinculada ao GT-11 da ANPED. É policial militar do Rio de Janeiro e Coordenadora de Ensino da Escola de Inteligência de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ESISPERJ), da Subsecretaria de Inteligência, da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro. Atua como docente no Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Educacional (CEGED), da UFRRJ e como secretária executiva e parecerista ad hoc da Revista Trabalho, Política e Sociedade (RTPS). Tem experiência em docência no Ensino Superior na área de Educação, com ênfase em Política e Gestão Educacional, com foco nos temas: Estado e Politica Educacional, Educação Profissional e Tecnológica, Política Educacional para Formação de Profissionais da Área de Segurança Pública.Tem experiência em coordenação pedagógica e docência na área de formação profissional em Inteligência de Segurança Pública.

José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2005), com estágio de pós-doutoramento pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2013-2014). Atualmente é professor associado III de Economia Política da Educação e de Política Educacional do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ), coordena o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional (CEGEd), e atua no quadro docente de cursos de licenciatura. É Líder do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ); é editor da Revista Trabalho, Política e Sociedade; é membro da Rede Universitas-BR; é membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e em Gestão de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e Políticas Públicas; Gestão Educacional; Trabalho, Educação e Políticas Públicas; Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2006.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Parecer CNE/CES nº 436, de 06 de abril de 2001. Cursos Superiores de Tecnologia – Formação de Tecnólogos. Brasília, DF, 2001.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 3, de 18 de dezembro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia. Brasília, DF, 2002.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF, 2004.

BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Decreto nº 8.268, de 18 de julho de 2014. Altera o Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, 2014.

BRASIL. MEC (2016). Catálogo nacional dos cursos superiores de tecnologia. 3ª Edição. Brasília, DF, 2016.

BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF, 2017.

BURNHAM, James. The managerial revolution: what is happening in the world. Santa Bárbara: Ed. Praeger, 1972.

CLARKE, John; NEWMAN, Janet. The managerial State. Londres: Ed. Sage Publications, 1997.

CLARKE, John; NEWMAN, Janet. Gerencialismo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 353-381, maio/ago. 2012.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1ª Ed. São Paulo: Ed. Boitempo, 2016.

DELORS, Jacques. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: UNESCO/Cortez, 1996.

DRUCKER, Peter. A sociedade pós-capitalista. São Paulo: Ed. Pioneira, 1993.

DUMÉNIL, Gérard; LÉVY, Dominique. A crise do neoliberalismo. São Paulo: Ed. Boitempo, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Edição. São Paulo: Ed. Atlas, 2008.

GAULEJAC, Vincent de. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Ideia das letras, 2007.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. 9ª Edição. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2017. Vol. 1.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado moderno. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1989.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. 7ª Edição. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2016. Vol. 3.

GRUPO BANCO MUNDIAL. Prioridades y estrategias para la educacion: examen del Banco Mundial. Washington (DC), 1996.

HARVEY, David. Breve historia del neoliberalismo. Madri: Ed. Akal, 2007.

HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Ed. Boitempo, 2011.

HOBSBAWM, Eric. A era do capital: 1848-1875. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1977.

INEP. Inepdata: Censo da educação superior, microdados de 2018. Brasília, DF: 2019.

Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados. Acesso em: 05/06/2020.

LOCKE, Robert R. Managerialism and the Demise of the Big Three. Real-World Economics Review, Bristol (UK), Issue no. 51, p. 28-47, 1 December 2009.

KLIKAUER, Thomas. Managerialism, a critique of an ideology. Reino Unido: Ed. Palgrave Macmillan UK, 2013.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Ed. Atlas, 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 4º Ed. São Paulo: Ed. Atlas, 1992.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, 2019. Portal em Gráficos. Brasília (DF): 2018. Disponível em: http://www.portaldatransparencia.gov.br/graficos/transferenciasporfuncao/. Acesso em: 20/03/2020.

POULANTZAS, Nicos. Poder político y clases sociales en el estado capitalista. Cerro del Agua: Siglo Veintiuno Editores, 2007.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2º Ed. Novo Hamburgo: Ed. Universidade FEEVALE, 2013.

QUIGGIN, John. Word for Wednesday: managerialism (definition). Commentary on Australian & world events from a social-democratic perspective. SITE. 16/Jul/2003.

SANCHÉZ-VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Ed. Paz e terra, 1968.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2007.

SHULTZ, T. W. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1973.

SOUZA, José dos Santos. Projeto Gerencialismo. Arquivo Mp4. UFRRJ, GTPS, 2016.

SOUZA, José dos Santos. Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: a materialidade do conflito de classe na concepção e na política de formação humana. In: SOUSA, José Vieira; BOTELHO, Arlete de Freitas; GRIBOSKI, Cláudia Maffini (Org.).

Organização institucional e acadêmica na expansão da Educação Superior. Anápolis: Editora Universidade Estadual de Goiás, 2018, p. 135-150.

Downloads

Publicado

16/06/2021

Como Citar

VEIGA, Celia Cristina Pereira da Silva; SOUZA, José dos Santos. Impactos do gerencialismo no desenvolvimento da Educação Profissional Tecnológica no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10834, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10834. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10834. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.