PROJETO DE PESQUISA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR), CAMPUS PINHAIS: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10671

Palavras-chave:

ensino técnico integrado, pesquisa científica, institutos federais, formação humana, transformação social.

Resumo

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados com o intuito de se promover um novo modelo de educação profissional e tecnológica. Destaca-se a busca pela concepção integrada de educação profissional frente a dualidade que, historicamente, permeou esse tipo de educação. Para isso, a instituição fomenta a convergência entre ensino, pesquisa e extensão em diferentes modalidades de ensino, sobretudo na educação básica por meio da oferta dos cursos técnicos integrados. O artigo pretende analisar as potencialidades advindas da incoporação de estudantes do ensino técnico integrado no desenvolvimento de pesquisas científicas, especialmente para a convergência dos conhecimentos inerentes ao núcleo técnico e básico. Para isso, utiliza-se um estudo de caso para a demonstração de como a pesquisa pode ser útil para a compreensão do mundo do trabalho em sua multiplicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Felipe Comitre, Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Pinhais

Doutor em Geografia - Organização do Espaço (UNESP - Rio Claro)

Docente EBTT - Geografia - IFPR Pinhais

Geovanna Alberti Correia de Freitas, Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Pinhais

Discente do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio - Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Pinhais.

Referências

BIDOU-ZACHARIASEN, C. (org.). De volta à cidade: dos processos de gentrificação às políticas de “revitalização” dos centros urbanos. São Paulo, Annablume, 2006.

BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

_______. Congresso Nacional. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências.

________. Ministério da Educação. Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasilia: MEC/SETEC, nov. 2007.

CIAVATTA, M; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, v. 5, n. 8. Brasília, 2011. pp. 27-41.

CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Revista Trabalho & Educação. V. 23. N.1. Belo Horizonte, 2014. pp.187-205.

CURITIBA. Lei n. 15.388 de 14 de março de 2019. Institui o Programa Rosto da Cidade de Combate à Poluição Visual, à Pichação e Degradação da Cidade, no Município de Curitiba e dá outras providências. Curitiba (PR), 2019.

FERRETI, C. J. Reformulações do Ensino Médio. Revista HOLOS. Ano 32. vol. 6, 2016.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Tradução Adail Ubirajara Sobral, Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Loyola, 2001.

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR). RESOLUÇÃO Nº 58, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2019. Aprova e institui as diretrizes para as atividades de pesquisa científica e tecnológica no âmbito do Instituto Federal do Paraná. Conselho Superior do IFPR, 2019.

IFPR Campus Pinhais. Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. (2018). Disponível em: https://pinhais.ifpr.edu.br/tecnicos-integrados/administracao/. Acesso em: 14/04/2020.

IFPR Campus Pinhais. Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. (2018). Disponível em: https://pinhais.ifpr.edu.br/tecnicos-integrados/informatica/. Acesso em: 14/04/2020.

MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991.

SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde. Revista da EPS/FIOCRUZ. Rio de Janeiro, n. 1, p. 131-152, 2003.

SINGER, P. O uso do solo urbano na economia capitalista. In: MARICATO, E. (org.). A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. São Paulo: Alfa-Omega, 1979.

PACHECO, Eliezer Moreira. Os Institutos Federais: uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC/SETEC, 2010.

RODRIGUES, A. M. Na procura do lugar o encontro da identidade – Um estudo do processo de ocupação de terras: Osasco. 333 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1988.

SMITH, Neil. A gentrificação generalizada: de uma anomalia local à ‘regeneração’ urbana como estratégia urbana global. In BIDOU-ZACHARIASEN, Catherine. De volta à cidade: dos processos de gentrificação às políticas de ‘revitalização’ dos centros urbanos. São Paulo: Annablume, 2006.

VACCARI, Lorreine dos Santos. Trabalho final da disciplina de sociologia urbana da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2001.

VAINER, C. B. Pátria, empresa e mercadoria: notas sobre a estratégia discursiva do Planejamento Estratégico Urbano. In: ARANTES, O; VAINER, C. B; MARICATO, E. In: A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 75 – 103.

Downloads

Publicado

19/04/2021

Como Citar

COMITRE, Felipe; FREITAS, Geovanna Alberti Correia de. PROJETO DE PESQUISA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR), CAMPUS PINHAIS: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10671, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10671. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10671. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.