CONCEPÇÕES DE DOCENTES EM RELAÇÃO A INTEGRAÇÃO DE DISCIPLINAS NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10534

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Práticas pedagógicas integradoras, Pedagogia Histórico-Crítica.

Resumo

O ensino médio integrado requer práticas integradoras e interdisciplinares, em contraposição às concepções fragmentadoras dos saberes. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de docentes em relação a integração das disciplinas de História 2 e Conservação de Alimentos presentes no curso técnico integrado em alimentos do IFMS. Para o planejamento das aulas integradas foi utilizado a metodologia dos Momentos Pedagógicos da Pedagogia Histórico-Crítica, sendo elaborado colaborativamente por reuniões de estudos. As concepções das docentes foram avaliadas por meio de entrevistas e questionário aberto e analisados pelo método de análise de conteúdo. Com base nas concepções das professoras, foi possível verificar a efetividade da integração das duas unidades curriculares, uma vez que permitiu trabalhar conteúdos de diferentes disciplinas de forma articulada.

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Biografia do Autor

Caroline Aparecida Sampaio Guimarães de Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo IFMS, Campus Campo Grande. Possui graduação em História - Licenciatura, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012) e Especialização em Educação Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luís (2017). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Tem experiência de pesquisa na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Integrado e Educação Inclusiva e na área de História, com ênfase em gênero e identidade.

Odair Diemer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Docente EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul campus Coxim. Orientador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Pesquisador do Grupo de pesquisa TAQUARI: Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias e Desenvolvimento Regional. Engenheiro de pesca. Mestrado em Zootecnia. Doutorado em Aquicultura. Formação Pedagógica equivalente a licenciatura em física pela UTFPR. Tem experiência nas áreas de Educação Profissional e Tecnológica, Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca/Aquicultura, principalmente nas áreas de nutrição, reprodução, larvicultura, limnologia e tecnologia do pescado.

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Publicado

11/03/2021

Como Citar

SAMPAIO GUIMARÃES DE MORAES, Caroline Aparecida; DIEMER, Odair. CONCEPÇÕES DE DOCENTES EM RELAÇÃO A INTEGRAÇÃO DE DISCIPLINAS NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10534, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10534. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10534. Acesso em: 28 mar. 2024.

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