IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS REFLEXÕES PERTINENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10532

Palavras-chave:

Educação Científica. Ensino de Ciências. Formação Docente.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da educação científica na formação de futuros professores das licenciaturas e analisar como esta formação científica pode contribuir para a compreensão crítica para o ensino de ciências. Tem como categorias de análise educação científica, ensino de ciências, formação docente numa perspectiva crítica voltada para a aprendizagem efetivamente significativa. Para tanto, aborda estas categorias à luz do materialismo histórico dialético, tendo como referencial teórico os estudos de Marx, Engels, Chassot, Fourez, Cachapuz, dentre outros. No que concerne aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória e utilizam-se como técnicas de pesquisa a revisão bibliográfica e documental. Conclui-se que investigar como o ensino de ciências está sendo desenvolvido nas licenciaturas é imprescindível para a formação dos futuros docentes  e, consequentemente, para sua prática  em suas salas de aula. É preciso pensar a ciência para além do caráter abstrato e, portanto, inatingível. É necessário que o ensino de ciências parta do movimento do real, ou seja, ensinar ciências acompanhando a realidade e as transformações cotidianas, instrumentalizando o aluno a pensar criticamente esta realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alesson Sardinha de Moraes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA

Licenciado em Química/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Política e Educação Escolar/UFSCAR.

Elen de Fátima Lago Barros Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA

DOUTORA EM EDUCAÇÃO/UFSCAR

PROFESSORA MAGISTÉRIO SUPERIOR DOInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA 

PROFESSORA DO PROFEPT/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA

Referências

BARREIRO, Iraíde M. de F.; GEBRAN, Raimunda A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Ed. Avercamp, 2006.

BAUMAN, Sygmund. Globalização: As conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

BAUMAN, Sygmund. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.02/2015. Brasília/DF: 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 22/04/2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é base. Brasília/DF: 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22/04/2019.

CACHAPUZ, António et al. A necessária renovação do ensino das ciências. — São Paulo: Cortez, 2005.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. Rio de Janeiro: Cutrix, 1982.

CHASSOT, Attico. Presenteísmo: uma conspiração contra o passado que ameaça o futuro. Espaço da Escola, 1998, ano 4, nº28, p. 13-19. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_nlinks&ref=000114&pid=S1413-2478200300010000900009&lng=pt. Acesso em: 30/02/2019

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: Questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.

CHASSOT, Attico, Alfabetização científica: Uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, nº 22, jan./abr.. 2003, p. 89-100. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf. Acesso em: 28/02/2019

DE ALMEIDA, Maria José PM; NARDI, Roberto. Relações entre pesquisa em ensino de Ciências e formação de professores: algumas representações. Educação e Pesquisa. Vol.39, no.2, São Paulo abr./jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022013000200004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 05/03/2019

DINIZ-PEREIRA, J. E. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para formação docente. Educação & Sociedade, São Paulo, n. 68, p. 109-125, 1999. http://dx.doi.org/10.1590/ S0101-73301999000300006. Acesso em 19/05/2020.

ECO, Humberto. Como se faz uma tese. 20 ed., São Paulo: Perspectiva, 2005.

FOUREZ, Gérard. Crise no ensino de ciências? Investigações em ensino de ciências, v. 8, n. 2, p. 109-123, 2003. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/542/337. Acesso em: 10/03/2019

HOBSBAWM, E. O breve século XX. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.

IANNI, Otávio. A construção da categoria. Revista Histedbr. Nº41, vol. 11, abril 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639917. Acesso em 12/05/2019

LACERDA, Gilberto. Alfabetização científica e formação profissional. Revista Educação e Sociedade, nº60, dezembro/1997. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000300006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 10/03/2019

LEITE, Sérgio A. S.; SOUZA, C. B. A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério. In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, p. 15-24, ago., 1995. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/834/1869. Acesso em: 11/03/2019

MOREIRA, V. Kenski. Novas tecnologias: O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, nº 8, mai./ago. 1998, seção Documentos, p. 58-71. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277042533_Novas_tecnologias_o_redimensionamento_do_espaco_e_do_tempo_e_os_impactos_no_trabalho_docente Acesso em: 15/03/2019

ROSA, Katemari; Cristina, M. Martins. O que é alfabetização científica, afinal?. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/242643849_O_QUE_E_ALFABETIZACAO_CIENTIFICA_AFINAL . Acesso em: 03/01/2019.

SANTOS, W. L. P. dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, nº 36, set./dez. 2007, seção Documentos, p.474-492. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf. Acesso em: 01/04/2019

SAVIANI, Dermeval. Transformações do capitalismo, do mundo do trabalho e da educação. IN: LOMBARDI, José C. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, HISTEDBR, 2005.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, [online]. 2004, n.25, pp.5-17. ISSN 1413-2478. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 20/03/2019

MARX, Karl. A Ideologia Alemã. São Paulo, Centauro Editora, 1987.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política, São Paulo: Difel Difusão Editorial S.A., 1985.

MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista diálogo educacional, v. 4, n. 12, 2004. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/189117821002.pdf. Acesso em: 08/04/2019

PÉREZ, Daniel Gil et al. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação (Bauru), v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v7n2/01.pdf. Acesso em: 12/05/2019

VIANA, Gabriel Menezes et al . Relações entre teoria e prática na formação de professores: investigando práticas sociais em disciplina acadêmica de um curso nas ciências biológicas. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 28, n. 4, p. 17-49, Dec. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000400002&lng=en&nrm=iso>. access on 19 May 2020. https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000400002.

Downloads

Publicado

11/03/2021

Como Citar

MORAES, Alesson Sardinha de; COSTA, Elen de Fátima Lago Barros. IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE E PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS REFLEXÕES PERTINENTES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10532, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10532. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10532. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.