EDUCAÇÃO, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA ANÁLISE DOS PLANOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DO IFPB/CAMPUS GUARABIRA E CAMPUS SOUSA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10527

Palavras-chave:

Educação. Trabalho. Formação Humana. Ensino Médio Integrado.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que tem como finalidade refletir sobre os aspectos pertinentes à relação que se estabelece entre a educação e o trabalho em busca da formação humana integral do aluno do Ensino Médio Integrado. Para os procedimentos de pesquisa foi realizada revisão da literatura e análise de documentos. O tratamento dos dados se deu por meio da análise de conteúdo. Buscou-se nos Planos Pedagógicos dos Cursos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba/Campus Guarabira e Campus Sousa como as relações entre educação, trabalho e formação humana estão colocadas. Constata-se nos documentos evidências da intencionalidade formativa fundamentada na politecnia e na escola unitária que tem como perspectiva a formação humana em sua totalidade.

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Biografia do Autor

Claudia Maria Bezerra da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga com Especialização em Psicopedagogia e Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.

Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica.

Pedagoga na Universidade Federal de Pernambuco, atuando na Coordenação Pedagógica do Centro de Tecnologia e Geociências.

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Publicado

17/02/2021

Como Citar

SILVA, Claudia Maria Bezerra da. EDUCAÇÃO, TRABALHO E FORMAÇÃO HUMANA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA ANÁLISE DOS PLANOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DO IFPB/CAMPUS GUARABIRA E CAMPUS SOUSA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10527, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10527. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10527. Acesso em: 24 abr. 2024.

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