O PAPEL EDUCATIVO DOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10392

Palavras-chave:

Comitê de Ética em Pesquisa, Formação continuada, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) têm caráter educativo e atribuição de avaliar pesquisas com seres humanos. O objetivo deste estudo foi compreender o papel educativo dos CEPs dos Institutos Federais (IF) e a formação continuada em ética em pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). É um estudo de caso, descritivo e de abordagem qualitativa. Foi aplicado um questionário aos membros de CEPs, que constituiu o corpus da análise textual discursiva (ATD). Os resultados do estudo mostraram: a motivação para atuar no CEP (grupo de aprendentes e vinculantes); formação continuada acontece na forma individual e coletiva; e as atividades educativas do CEP dirigidas ao público externo ou ao membro do CEP. Destaca-se a importância do papel educativo do CEP nas instituições.

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Biografia do Autor

Maria Mercedes de Almeida Bendati, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Bacharel e licenciada em Biologia, com Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFRS. Tem experiência na área de Ética em Pesquisa, Saúde Pública, Saneamento, Controle de Vetores e Dengue. Atua como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da SMS de Porto Alegre e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Andréia Modrzejewski Zucolotto, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Licenciada em Química pela UFRGS (2000), Mestre em Educação pela PUCRS (2004) e Doutora em Educação pela PUCRS (2010). Atualmente é professora na área de Educação em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, atuando na formação de professores, na Educação Profissional e Tecnológica e no Mestrado Profissional em EPT. Atuou nas redes pública e privada de ensino na Educação Básica como professora de Química e de Ciências. 

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Publicado

01/03/2021

Como Citar

BENDATI, Maria Mercedes de Almeida; ZUCOLOTTO, Andréia Modrzejewski. O PAPEL EDUCATIVO DOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS NOS INSTITUTOS FEDERAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10392, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10392. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10392. Acesso em: 16 abr. 2024.

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