PERCURSOS E TRAJETÓRIAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: OS CURSOS DE LICENCIATURA NO IFF CAMPUS CAMPOS CENTRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10378

Palavras-chave:

Licenciaturas, Educação Profissional e Tecnológica, Institucionalidade.

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica, como modalidade de educação voltada para a praxis, ganhou proeminência com o movimento de expansão da Rede Federal e sua abrangência no território nacional. Nesse contexto, à luz das categorias: institucionalidade, trajetória histórica e distintividade busca-se compreender o perfil institucional dos cursos de licenciatura do campus cCampos Centro do Instituto Federal Fluminense. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa com utilização de entrevistas semiestruturadas com gestores institucionais e os dados coletados foram analisados a partir da revisão da literatura e também por meio da análise de conteúdo.  O perfil institucional dos cursos investigados é constituído a partir da afinidade eletiva entre uma institucionalidade específica, uma trajetória histórica particular e uma distintividade que conferem um modelo próprio a essas licenciaturas.

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Biografia do Autor

Camila Borges Barreto de Carvalho, Instituto Federal Fluminense

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Brasil (UENF)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) 

Gilmara Teixeira Barcelos

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Professora titular no Instituto Federal Fluminense (IFF) 

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Publicado

17/02/2021

Como Citar

CARVALHO, Camila Borges Barreto de; BARCELOS, Gilmara Teixeira. PERCURSOS E TRAJETÓRIAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: OS CURSOS DE LICENCIATURA NO IFF CAMPUS CAMPOS CENTRO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10378, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10378. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10378. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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