Mapeamento de teses e dissertações sobre os egressos do Ensino Médio Integrado de 2014 a 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10021

Palavras-chave:

Egresso, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este artigo objetiva analisar Teses e Dissertações encontradas através de uma busca avançada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que abordem a temática do egresso da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM), na modalidade integrada. Assim foram analisadas 25 produções científicas. Os resultados revelaram que dentre as Teses e Dissertações 8 (32%) são advindas de programas de pós-graduação em educação. Foi possível evidenciar também que 80% dos egressos investigados nos trabalhos são oriundos de Institutos Federais (IFs). Além disso, constatou-se que os autores brasileiros são utilizados com maior frequência (86 vezes) do que teóricos estrangeiros (24 vezes), quando analisadas as referências. E que o instrumento de coleta de dados mais utilizado em produções que envolvem esta temática foi o questionário empregado em 15 produções (60%).

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Biografia do Autor

Camila Iorrane Costa Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Timon. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – Mestrado Profissional em Rede – PROFEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Monte Castelo.

Odaléia Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP, 2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI, 2008). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA, 2005). Realizou estágio pós-doutoral sob a supervisão da Profa. Dra. Rosa Fátima de Souza, na UNESP Araraquara, com a seguinte pesquisa: História e Memória do EDURURAL/NE no Estado do Maranhão: 1980-1987. Atualmente é professora do Instituto Federal do Maranhão, Campus Timon, atua como professora das disciplinas pedagógicas na Licenciatura em Ciências Biológicas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional no IFMA, Campus São Luís, Monte Castelo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação rural no Maranhão, livro didático, educação do campo, movimentos sociais, história das instituições escolares. Líder do grupo de pesquisa: História e Memória das Instituições Escolares (NEPHIME), vinculado ao CNPq e certificado pelo IFMA

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Publicado

19/04/2021

Como Citar

SANTANA, Camila Iorrane Costa; COSTA, Odaléia Alves da. Mapeamento de teses e dissertações sobre os egressos do Ensino Médio Integrado de 2014 a 2019. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10021, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10021. Acesso em: 28 mar. 2024.

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