O PLANEJAMENTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (IF): VALORES INSTITUCIONAIS E DOCUMENTOS NORTEADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10002

Palavras-chave:

Planejamento institucional. Plano de Desenvolvimento Institucional. Projeto Pedagógico Institucional. Projeto Político Pedagógico. Valores Institucionais.

Resumo

Aborda alguns pressupostos a serem observados para a fundamentação do planejamento institucional nos IF. Apresenta um panorama acerca do planejamento institucional dos IF, a partir do levantamento no site destas instituições dos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projetos Pedagógicos Institucionais (PPI) e Projetos Político-Pedagógicos (PPP). Analisa os valores que alicerçam as ações destas instituições, percebendo como esses valores se articulam em rede. O trabalho finaliza com considerações acerca dos fundamentos que explicam a especificidade dos IF, da necessidade de dupla documentação para  fins de planejamento institucional e da noção de rede que o conjunto destas instituições pressupõe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudio Nei Nascimento da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Doutor em Ciência da Informação (UnB), Mestre em Educação (UCB) e Pedagogo. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) no curso de Licenciatura em Química e no Mestrado em Educação Profissional (ProfETP).

Mara Lucia Castilho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

Doutora em Linguística (UnB), mestre em Educação (UCB), especialista em avaliação (UnB), graduada em Letras português/ingles (UniCEUB. Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Campus Riacho Fundo. Atuou como Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica do IFB, no âmbito da Capes, no período de 2018 a 2020. 

Referências

ALMEIDA, Renata Barbosa de; RODRIGUES JÚNIOR, Walsir Édson. Direito Civil: Famílias. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

BRASIL, Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Plano de Desenvolvimento Institucional. IFAL, 2019-2023, Alagoas, 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Secretaria de Educação, Brasília: MEC, 1996. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 31 Mar. 2020.

______. Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 31 Mar. 2020.

______. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm>. Acesso em: 31 Mar. 2020.

______. Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de po?s-graduac?a?o no sistema federal de ensino. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=78741-d9235-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 31 Mar. 2020.

____________. Portaria Normativa nº 1, de 3 de janeiro de 2017. Estabelece os prazos de validade para atos regulatórios de credenciamento e recredenciamento das Instituições de Educação Superior. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index. php? option=com_docman&view=download&alias=55811-portaria-n1-2017-prazos-cred-recred-pdf&category_slug=janeiro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 15 de Abr. 2020.

______. Ministério da Educação. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepção e diretrizes. Brasília, 2010. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em 06 de abril de 2020.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações – Rio de Janeiro: Campus, 1999.

GADOTTI, Moacir. Pressupostos do projeto pedagógico. In: MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília: MEC, 1994.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade; tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro: Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

IFRN. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva, IFRN, 2012. Disponível em: http://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppp-arquivos/proposta-curricular-2013/at_download/file. Acesso em 24/10/2018

LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Heloísa Lück. – Curitiba: Editora Positivo, 2009.

MIRANDA, Adilio Rene Almeida; PESSANHA; Gabriel Rodrigo Gomes; MOREIRA, Lilian Barros. Compreendendo a identidade organizacional a partir do estudo de sua cultura e imagem. XXXIII Encontro da Anpad, 2009.

OLIVEIRA, Aurea de Fátima; TAMAYO, Álvaro. Inventário de perfis de valores organizacionais. Revista de Administração, v. 39, n. 2, p. 129-140, 2004. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/16788/inventario-de-perfis-de-valores-organizacionais. Acesso em 14 Abr. de 2020.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Poli?tico-Pedago?gico – elementos metodológicos para elaboração e realização, 20° ed. São Paulo: Libertad Editora, 2010.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto poli?tico-pedago?gico da escola: uma construção coletiva. In: ____ (org.). Projeto poli?tico-pedago?gico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995, p.11-35.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político pedagógico: novas trilhas para a escola. IN: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). As dimensões do projeto político-pedagógico. São Paulo: Papirus, 2012, p. 45-66.

Downloads

Publicado

19/04/2021

Como Citar

SILVA, Claudio Nei Nascimento da; CASTILHO, Mara Lucia. O PLANEJAMENTO DOS INSTITUTOS FEDERAIS (IF): VALORES INSTITUCIONAIS E DOCUMENTOS NORTEADORES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10002, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10002. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10002. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.