v. 3 (2017)

					Visualizar v. 3 (2017)
Publicado: 06/09/2017

EDITORIAL

  • Editorial

    José Yvan Pereira Leite, Francisco das Chagas Silva Souza, Jean Mac Cole Tavares Santos
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.6269

ARTIGOS

  • PNE (2001-2010), PNE (2014-2024): orientações para a Educação Profissional no Brasil

    Ticiane Gonçalves Sousa de Melo, Dante Henrique Moura
    3-15
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5766
  • ADESÃO DA UERN AO ENEM E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

    Jean Mac Cole Tavares Santos, Maria Kélia da Silva, Silvano Ferreira Melo
    16-31
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5777
  • O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA – QUESTÕES SOBRE A FORMAÇÃO E DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE

    Patrícia Diógenes de Melo Brunet, Nádia Farias dos Santos, Raimundo Fábio da Silva, Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho
    32-40
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5721
  • O ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REVISITANDO O DEBATE

    Meyre-Ester Barbosa de Oliveira
    41-50
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5760
  • FEDERALISMO, DESCENTRALIZAÇÃO E MUNICIPALIZAÇÃO: DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A GESTÃO EDUCACIONAL

    Maria de Fátima da Silva Melo, Sheila Beatriz da Silva Fernandes, Francisca de Fátima Araújo Oliveira
    51-61
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5768
  • AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DE ONTEM E DE HOJE NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL

    Micaela Ferreira dos Santos Silva, Adriano Pinheiro de Andrade, Magallia Farkath de Paiva Torres, Giovana Carla Cardoso Amorim
    62-74
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5763
  • AVALIAÇÃO EX POST DA POLÍTICA PÚBLICA PROEJA NO IFBA CAMPUS SANTO AMARO (BA)

    Tânia Maria Dantas Flores
    75-89
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5756
  • GAMIFICATION E A WEB 2.0: planejando processo ensino-aprendizagem

    Washington Sales do Monte, Marcelo Martins Barreto, Alexsandra Bezerra da Rocha
    90-97
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5759
  • JUVENTUDES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: contradições entre suas conquistas como sujeitos de direitos e os silenciamentos nos espaços escolares

    Emanuelle de Oliveira Souza, Rosemeire Reis
    98-109
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5747
  • AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA: UMA EXPERIÊNCIA EM ARACOIABA-CE

    Maria Cleide da Silva Ribeiro Leite, Elcimar Simão Martins, Maria Socorro Lucena Lima
    110-122
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5754
  • O ENSINO TÉCNICO FEDERAL BRASILEIRO NO LIMIAR DA NOVA REPÚBLICA: CAMINHOS DO PROTEC

    Karla Silva Queiroz, Francisco das Chagas Silva Souza
    123-131
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5771
  • IDENTIDADE DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DA SEDUC/RS: MUDANÇA OU CONTINUIDADE?

    Luciana Bagolin Zambon, Eduardo Adolfo Terrazzan
    132-140
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5755
  • O USO DO STOP-MOTION COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO EMI

    Joaracy Lima de Paula, Joseara Lima de Paula, Ana Lúcia Sarmento Henrique
    141-149
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5774
  • O ENSINO DE HISTÓRIA E O LUGAR DO LIVRO DIDÁTICO NA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO SABER ESCOLAR

    Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Stenio de Brito Fernandes
    150-163
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5317
  • TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

    Francisca Natália Silva, Erika Roberta Silva Lima, Lenina Lopes Soares Silva
    164-175
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5753
  • NO TEAR DA MEMÓRIA, TRAVESSIAS DE HISTÓRIA DA LUTA DO CAMPO NO CORDEL: EDUCAR A JUVENTUDE EM DIREITOS HUMANOS

    Patrícia Cristina de Aragão Araújo, Gildivan Francisco das Neves
    176-184
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5769
  • DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio

    Marcia Betania Oliveira, Elvira Fernandes de Araújo Oliveira
    185-195
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5744

RESENHA

  • OLHARES

    Enio Freire De Paula
    196-198
    DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2017.4343