CONCEPÇÃO E SIGNIFICADO DE “UM SÉCULO DE ENSINO PRIMÁRIO”

Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes

Resumo


O objetivo deste texto é a análise da obra “Um Século de Ensino Primário” (1927a) de Nestor dos Santos Lima tomada no contexto das comemorações do centenário da primeira lei que regulamenta o ensino primário no Brasil em 1827 apresenta três níveis de estruturação discursiva no quadro de referências da produção intelectual do autor na década de 1920, especificamente no ano de 1927. O autor apresenta o significado de “Um Século de Ensino Primário” não apenas como um livro comemorativo do centenário, mas antes como o sentido preservado da lei de 1827 no cuidado da criação e provimento das escolas e nos princípios fundamentais da organização administrativa, do método de ensino, do regime disciplinar e da formação dos professores como um modelo ideal de educação e um projeto nacional.


Palavras-chave


História da Educação; Historiografia; Ensino Primário

Texto completo:

PDF

Referências


HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Princípios da filosofia do direito. Tradução de Orlando Vitorino. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução de Bernardo Leitão et. al. Campinas: Unicamp, 2003.

LIMA, Nestor dos Santos. Um Século de Ensino Primário. Natal: Typographia d’ “A República”, 1927a.

LIMA, Nestor dos Santos. As razões deste centenário. In: ASSOCIAÇÂO DE PROFESSORES. As Festas Centenárias do Ensino Primário. Discursos. Pedagogium, número comemorativo, p. 3-6, 1927b.

LIMA, Nestor dos Santos. Unificação do Magistério Nacional. Natal: Typographia Commercial – J. Pinto & L, 1927c.

LIMA, Nestor dos Santos. O Celibato Pedagógico Feminino. Natal: Typographia Commercial - J. Pinto & L, 1927d.

LIMA, Nestor dos Santos. Discurso do Dr. Nestor Lima , pronunciado a 15 de outubro de 1927, no Teatro Carlos Gomes encerrando as festas oficiais comemorativas do Centenário do Ensino Primário. In: ASSOCIAÇÂO DE PROFESSORES. As Festas Centenárias do Ensino Primário. Discursos. Pedagogium, número comemorativo, Natal, p. 55-57, 1927e.

LIMA, Nestor dos Santos; SMIDO, Luigi Maria. Hino do Primeiro Centenário do Ensino Primário no Brasil: para quatro vozes brancas comacompanhamento de piano. Rio de Janeiro: Casa Bevilacqua, 1927f.




DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2019.8905



 

HOLOS IN THE WORLD