EXIBIÇÃO DO FILME “UMA VIAGEM EXTRAORDINÁRIA” NAS AULAS DE FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA INTERLIGAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE NA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.8238

Palavras-chave:

Formação cultural, Ciência, Física, Cinema, EJA.

Resumo

Esse artigo discorre sobre a importância do processo de formação cultural dos alunos da EJA, por intermédio da reflexão de um filme, visto que, a linguagem cinematográfica auxilia na leitura de mundo, permitindo o estabelecimento das relações entre o saber científico e a realidade dos educandos. Compreendendo a formação cultural como o processo pelo qual o indivíduo se conecta ao mundo da cultura por meio de atividades específicas, realizamos um estudo com alunos do CEJA Professora Lia Campos que participaram de uma atividade na disciplina de Física, a qual tinha por objetivo promover o diálogo entre Ciência e Arte, a partir da exibição do filme “Uma Viagem Extraordinária”. Sinalizamos que os dados da pesquisa revelaram um cenário que está em consonância com os estudos realizados na área. Vale salientar que, a maioria dos estudantes envolvidos na atividade elencaram que as reflexões sobre Ciência e Arte provocadas através do filme foram significativas.  Visando ter uma melhor compreensão da realidade dos alunos da EJA, foi aplicado um questionário seguido de uma entrevista. Os participantes foram questionados sobre como eles consideram o acesso a bens culturais, arte e literatura na região em que vivem. Com base na análise dos dados podemos perceber que a maioria julgou que os bens culturais são de fácil acesso, no entanto, afirmaram que não frequentam com regularidade esses espaços (museus, teatros, cinemas, planetários etc.). Portanto, é de fundamental importância a realização de atividades dessa natureza dentro do contexto de formação cultural do aluno da EJA, uma vez que, possibilita momentos que alfabetização científica do aluno cidadão/trabalhador.

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Biografia do Autor

Maria Romênia da Silva, Instituto Brasil - Natal/RN Complexo Educacional Contemporâneo - Natal/RN

Possui Licenciatura Plena em Física pelo IFRN (2011); Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN (2015); Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA (EAD-IFRN 2018).

Silvia Regina Pereira de Mendonça, IFRN - Campus EAD

Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena Em Matemática - Faculdades Integradas
Castelo Branco, Doutorado em Educação e Mestrado em Educação Matemática pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor titular do Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, atuando na Educação a
Distância, nas turmas de Licenciatura e Especialização. Tem experiência na área de
Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

Albérico Teixeira Canário de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
(2000). Especialização em Matemática pela Universidade de Brasilia - UnB (2005).
Especialização pelo Programa de Ciência e Engenharia do Petróleo - UFRN (2012). Mestrado
em Engenharia de Petróleo e Gás - UnP (2014). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Tem experiência na área de
ensino de Matemática.

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Publicado

19/02/2020

Como Citar

Silva, M. R. da, Mendonça, S. R. P. de, & Souza, A. T. C. de. (2020). EXIBIÇÃO DO FILME “UMA VIAGEM EXTRAORDINÁRIA” NAS AULAS DE FÍSICA: A IMPORTÂNCIA DA INTERLIGAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E ARTE NA EJA. HOLOS, 1, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2020.8238

Edição

Seção

ARTIGOS

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