AUXÍLIO AO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COMO CONDIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM DE QUALIDADE

Autores

  • Wellington Cantanhede Santos
  • Regiana Sousa Silva

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.817

Resumo

Esta pesquisa busca contribuir com a inclusão escolar de pessoas com deficiência visual, propondo mudanças no cotidiano da sala de aula, mediante a criação e produção de recursos de baixo custo que favoreçam a aprendizagem dos conhecimentos de Física do 2º ano do Ensino Médio. Discute a importância dos recursos na área de Física para alunos com deficiência visual e como contribuição principal, apresenta um conjunto de recursos elaborados e produzidos, com critério, mediante a contribuição e validação por parte de alunos com deficiência visual do 2º ano de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, assistidos pelo Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas Deficientes Visuais do Maranhão – CAP- MA. Os recursos elaborados referem-se aos conteúdos de lentes esféricas, comportamento óptico das lentes esféricas e construção geométrica das imagens, apresentando, também, algumas dicas para os professores tornarem o recurso o mais produtivo possível, mediante a interação dos alunos videntes com os alunos com cegueira ou baixa visão. Considera-se que este é um trabalho de extensa contribuição social, pois, com os recursos pensados e produzidos, os professores de Física podem, utilizando-os ou tomando-os como referência, dinamizar as suas aulas, favorecendo a inclusão dos alunos com deficiência visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

(Declaração de Salamanca - Sobre Princípios, Política e Prática na Área das Necessidades Educativas Especiais - Estrutura de Ação em Educação Especial-3). Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 3 de agosto de 2011.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=438&id_pagina=1>.Acesso em: 3 de Julho de 2011.

Presidência da República Casa Civil - DECRETO Nº 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999.Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm>. Acesso em: 15 de agosto de 2011.

Camargo, E. P.; O Ensino de Física a alunos cegos ou com baixa visão. Física na Escola,v.8,n.o1Maiode2007.ArtigoDisponívelem:<http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol8/Num1/v08n01a08.pdf>. Acesso em: 20 de julho de 2011.

Ramalho Júnior Francisco, 1940-. Os Fundamentos da física/Francisco Ramalho Junior,Nicolau Gilberto Ferrado, Paulo Antônio de Toledo Soares.-9.ed.rev. e ampl.- São Paulo: Moderna, 2007.

Everton, Leyliane dos Santos. Propondo Recursos Pedagógicos e Metodologias para o Ensino de Óptica para alunos com Deficiência Visual. Dissertação (Monografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. São Luís - MA, 2011.

Inclusão Escolar de Alunos cegos e baixa visão.Disponívelem:<http://deficienciavisual.com.sapo.pt/txt-Inclusao_escolar_alunos_cegos_e_bx_visao.htm>. Acesso em: 15 de julho de 2011.

Downloads

Publicado

23/09/2013

Como Citar

Santos, W. C., & Silva, R. S. (2013). AUXÍLIO AO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL COMO CONDIÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM DE QUALIDADE. HOLOS, 4, 143–154. https://doi.org/10.15628/holos.2013.817

Edição

Seção

ARTIGOS