NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE RECURSOS PESQUEIROS

Autores

  • Luciana do Nascimento Mendes
  • Patrícia Carla Macedo Chagas

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.699

Resumo

Os cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN são distribuídos nas modalidades integrado, subsequente e EJA, este último para a inserção daqueles que estão há anos fora da sala de aula e apresentam dificuldades no processo de aprendizagem. O presente estudo nos mostra um relato de experiências com pessoas jovens e adultas, sob a perspectiva de abordar uma realidade que envolve alunos em ciclos de vida e faixa etárias similares aos sujeitos da modalidade EJA, o que foi presenciado na modalidade subsequente do curso técnico em Recursos Pesqueiros. O objetivo deste trabalho é analisar a prática andragógica, isto é, a arte de educação voltada a adultos. Através da aplicação de um questionário a esses alunos foram obtidos resultados que puderam explicar melhor os motivos das dificuldade no processo de aprendizagem, e que nos aponta a necessidade de se pensar práticas de ensino com base na andragogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Disponível em: < http://www.ifrn.edu.br/secoes/processos-seletivos/tecnico-subsequente/?searchterm=modalidade%20subsequente>. Acesso em: 10 mai. 2010, 11:09.

GOMES, C.O; ANGELO, C.B; MOURA, D. H. Do discurso oficial à realidade: conhecendo os estudantes do proeja. In: SILVA, Amélia Cristina Reis e; BARACHO, Maria das Graças (Orgs). Formação de educadores para o PROEJA: intervir para integrar. Natal: Cefetrn, 2007.p.119-135.

GATTI, P. I. A andragogia na educação à distância: uma concepção de ensino utilizada na educação corporativa. 2005. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Informática na Educação - da Universidade Estadual de Londrina.

GRIFFA, M.C, MORENO, J.E. Chaves para a psicologia do desenvolvimento, tomo 2: adolescência, vida adulta, velhice. 4ª edição – São Paulo: Paulinas, 2009.

LOPES, J.;VALENTIM, S. dos S. Educação profissional integrada a EJA: a produção intelectual sobre o currículo integrado. Disponível em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema6/TerxaTema6Artigo6.pdf.> Acesso em: 05 abr. 2010, 12:20.

ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre, Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

21/05/2013

Como Citar

Mendes, L. do N., & Chagas, P. C. M. (2013). NOVAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO NO CURSO TÉCNICO DE RECURSOS PESQUEIROS. HOLOS, 2, 196–205. https://doi.org/10.15628/holos.2013.699

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)