VIOLÊNCIA ESCOLAR FRENTE À JUDICIALIZAÇÃO: UM ESTUDO EM ESCOLAS DE CASCAVEL - PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.6936

Palavras-chave:

Conselho Tutelar, Violência Escolar, Judicialização

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós–Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE cujo escopo foi o de analisar as relações entre a escola, o Conselho Tutelar e o Poder Judiciário nos casos de judicialização de violência escolar. Os dados foram coletados em 10 escolas da rede pública municipal de ensino de Cascavel e 10 escolas estaduais, sendo que metade das escolas foram indicadas pelo Conselho Tutelar da Região Leste e a outra metade pelo da Região Oeste cujo critério de inclusão foram as escolas com maior incidência de violências registradas em cada um destes órgãos. Entrevistou-se diretores e coordenadores pedagógicos de cada uma destas 20 escolas com vistas a identificar os casos de violência e os critérios adotados para os encaminhamentos ao Conselho Tutelar, bem como a qualidade da interação entre estas instituições e quais os efeitos dos casos encaminhados ao Poder Judiciário, quando do retorno desses alunos à escola. Foram, também, entrevistados os Conselheiros responsáveis de cada região do município de Cascavel, objetivando apreender suas percepções a respeito das atuações das escolas nos episódios de violência, quais as providências por eles tomadas ao receberem esses casos e quais os efeitos dessas providências em relação à resolução do problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ismael Kalil Saffe de Araújo Filho

Advogado Criminalista e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Parana

Tânia Maria Rechia Schroeder

Doutora em Educação pela UNICAMP e professora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado - em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Cláudia Barcelos de Moura Abreu

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). É professora associada nível 1 da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP na linha de pesquisa "Sujeitos, saberes e processos educativos". 

Fabio Lopes Alves

Doutor em Ciências Sociais e professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Referências

Brasil. R. F. (1990). Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8069 promulgada em 13 de julho de 1990.

Carnelutti, F. (2007). O Delito. 1. ed. São Paulo: Editora Rideel.

Charlot, B. (2006). Cotidiano das escolas: entre violências. Prefácio. Brasília, UNESC0.

Debarbieux, E. (2006) Violência na escola: um desafio mundial? Lisboa: Instituto Piaget.

Dimoulis, D. (2011). Manual de introdução ao estudo do direito: definição e conceitos básicos, norma jurídica... 4. ed. rev. Atual. E ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais.

Diniz, M. H. (2008). Compêndio de introdução à ciência do direito. 19. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva.

Franco, M. S. C. (1997). Homens livres na ordem escravocrata. São Paulo: Fundação Editora da UNESP.

Gadea, C. A. (2011). A violência e as experiências coletivas de conflito. Revista Crítica de Ciências Sociais. Online, v. 92, p. 75-98, mar.

Guimarães, A. M. (1990). A depredação escolar e a dinâmica da violência. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1990: 471 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Guimarães, A. M. (2005). A dinâmica da violência escolar: conflito e ambiguidade. 2. ed. Campinas: Autores Associados.

Holanda, S. B. (1995). Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.

Kelsen, H. (1996). Teoria pura do direito. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes.

Maffesoli, M. (1987). Dinâmica da violência; [tradução de Cristina M. V. França]. São Paulo: Edições Vértice: V. 7.

Rossato, L. A. (2012). Estatuto da criança e do adolescente comentado. Lei 8.069/1990, artigo por artigo. 4ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais.

Vianna, O. (1999). Instituições políticas brasileiras. Brasília: Conselho Editorial do Senado Federal.

Downloads

Publicado

19/02/2020

Como Citar

Kalil Saffe de Araújo Filho, I., Maria Rechia Schroeder, T., Barcelos de Moura Abreu, C., & Lopes Alves, F. (2020). VIOLÊNCIA ESCOLAR FRENTE À JUDICIALIZAÇÃO: UM ESTUDO EM ESCOLAS DE CASCAVEL - PR. HOLOS, 1, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2020.6936

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.