Editorial

José Yvan Pereira Leite

Resumo


É um prazer iniciarmos o ano com o lançamento do primeiro volume, com 22 artigos retratando várias áreas do conhecimento científico e provenientes de instituições do Brasil, Chile, Cuba e Irã.

É Importante informar que o periódico em breve integrará a base Cengage/Gale, ampliando a visibilidade dos autores que optam pela HOLOS para publicar seus artigos.

A HOLOS também amplia cooperação com a unidade de investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro (Portugal), tendo esta disponibilizado um grande número de pesquisadores para integrarem o grupo de avaliadores ad hoc. É evidente que deste grupo tem-se o compromisso com a difusão científica.

No âmbito do processo de cooperação com eventos científicos, a HOLOS é um dos periódicos que publicará trabalhos de qualidade oriundos do II Congreso Iberoamericano de Turismo y Responsabilidad Social, que será realizado pela Universidade Coruña‏, em outubro deste ano.

No contexto da articulação para ampliar artigos advindos do exterior, este volume apresenta 13,64 % destes, o que reflete a inserção contínua e qualificada do periódico no exterior.

A atual política de financiamento para a pesquisa no Brasil não é animadora, tendo a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência alertado a sociedade, de forma sistemática, que sem o investimento em ciência, se compromete o futuro do país.

Reforçamos o compromisso com a ampliação do número de 8 para 10 edições por ano para adequar o fluxo de artigos que chegam ao periódico.

No Brasil estamos nas portas do carnaval, a maior festa popular do país, a qual de forma democrática e irreverente festeja uma unicidade social nas ruas do país. Os pesquisadores devem observar as manifestações e refletir como o povo se expressará em momento tão difícil que passa a sociedade.

Enfim, que a energia da festa contagie com reflexões de qualidade e saibamos construir com ciência a sociedade que desejamos, sustentável e desenvolvida.

Convido-os a navegarem nos belos trabalhos disponíveis no sumário. Lembre de compartilhar em suas redes e referenciá-los em seus artigos. Uma boa leitura!

 

Natal, 08 de fevereiro de 2018.

Prof. José Yvan Pereira Leite


Palavras-chave


ciência; divulgação científica; holos; tecnologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.6910



 

HOLOS IN THE WORLD