UMA ABORDAGEM SOBRE A GESTÃO INTEGRADA E PARTICIPATIVA DOS RECURSOS PESQUEIROS COM A CONTRIBUIÇÃO DO MODELO TRADE-OFF

Autores

  • Adriana Cláudia Câmara da Silva IFRN
  • Renilson Targino Dantas UFCG

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.672

Resumo

A utilização e os modos de apropriação dos recursos naturais de uso comum, em especial os recursos pesqueiros, vêm sendo discutidas na pesquisa acadêmica. Levando isso em consideração, este artigo tem como objetivo fazer uma abordagem sobre a gestão integrada e participativa dos recursos pesqueiros com a contribuição do modelo trade-off adaptado de Policarpo e Santos (2008). Para tanto, foi proposto o estudo do modelo trade-off com o intuito de promover uma reflexão sobre uma proposta de um modelo de gestão integrada para os recursos pesqueiros com a participação dos atores sociais. Buscou-se nas referências bibliográficas o amparo teórico para as discussões em tela. Foi tomado como base os estudos de Policarpo e Santos (2008) que subsidiarão as discussões acerca dos modelos de gestão integrada para os recursos pesqueiros. Como resultado deste estudo, a principal contribuição está concentrada na importância da interação e na participação de atores sociais nas políticas e na tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTELLO, J.P. Gestão sustentável dos recursos pesqueiros, isto é realmente possível? Pan-American Journal of Aquatic Sciences, v. 2 , n.1, p. 47-52, 2007.

CRUZ, M. N.; ALMEIDA, O. T. Estratégias para a co-gestão dos recursos pesqueiros no estuário amazônico: o caso dos acordos de pesca em Abaetetuba-PA. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA TERRITÓRIO E PODER, 1., 2010, Anais..., Curitiba, 2010.

DIEGUES, A. C. A sócio-antropologia das comunidades de pescadores marítimos no Brasil. v. 3, p. 361-373, 1999.

KALIKOSKI, D. C.; SEIXAS, C. S.; ALMUDI, T. Gestão compartilhada e comunitária da pesca no Brasil: avanços e desafios. Ambiente & Sociedade, Campinas, v. 12, n.1, p. 151-172, jan.-jun. 2009.

LIRA, W. S. Sistema de Gestão do conhecimento para indicadores de sustentabilidade – SIGECIS: Proposta de uma metodologia. 2008. 176f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande. 2008.

POLICARPO, M. A.; SANTOS, C. R. Proposta metodológica de uma gestão integrada e participativa dos recursos naturais de uso comum: a contribuição da análise trade-off. Revista de estudos ambientais, v.10, n. 2, p. 71-87, jul./dez. 2008.

REBOUÇAS, G. N. M.; FILARDI, A. C. L.; VIEIRA, P. F. Gestão integrada e participativa da pesca artesanal: potencialidades e obstáculos no litoral do estado de Santa Catarina. Ambiente & Sociedade, v. 9, n.2, jul./dez. 2006. CD-ROOM.

SILVA, M. G. Sistema de Indicadores para viabilização do desenvolvimento local e sustentável: uma proposta de modelo de sistematização. 2008. 238f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2008.

VIVACQUA, M.; SANTOS, C. R. Desenvolvimento Territorial Sustentável: os desafios para a Gestão integrada das Unidades de Conservação Costeiras. Disponível em: < http://br.monografias.com/trabalhos917/territorial-sustentavel-costeiras/territorial-sustentavel-costeiras.shtml.> Acesso em: 21 mar.2010.

Downloads

Publicado

17/03/2013

Como Citar

Silva, A. C. C. da, & Dantas, R. T. (2013). UMA ABORDAGEM SOBRE A GESTÃO INTEGRADA E PARTICIPATIVA DOS RECURSOS PESQUEIROS COM A CONTRIBUIÇÃO DO MODELO TRADE-OFF. HOLOS, 1, 73–83. https://doi.org/10.15628/holos.2013.672

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)